Tópicos Avançados em Biologia
Por: ANAPAULAMOTA2021 • 13/2/2023 • Trabalho acadêmico • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 96 Visualizações
[pic 1]
MAPA – Material de Avaliação Prática da Aprendizagem
Acadêmico: Ana Paula Rocha da Mota | R.A. 1981498-5 |
Curso: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | |
Disciplina: TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOLOGIA | |
Valor da atividade: 3,0 PONTOS | Prazo final: 02/12/2022 |
Instruções para Realização da Atividade
- Todos os campos acima deverão ser devidamente preenchidos;
- É obrigatória a utilização deste formulário para a realização do MAPA;
- Esta é uma atividade individual. Caso identificado cópia de colegas, o trabalho de ambos sofrerá decréscimo de nota;
- Utilizando este formulário, realize sua atividade, salve em seu computador no formato PDF, renomeie e envie em forma de anexo;
- É permitido o envio de apenas um arquivo em anexo. (Cuide para não anexar errado).
- Antes de responder sua atividade, leia atentamente o enunciado do Mapa no Studeo e atente-se ao comando dele. Seu arquivo contendo a resposta deverá ser anexado diretamente no campo da atividade MAPA.
- Ao inserir (anexar) seu arquivo na ferramenta do Mapa, clique apenas no ícone de RESPONDER e em seguida, você poderá clicar sobre o arquivo anexado para CONFERIR SE ANEXOU CORRETAMENTE. Se estiver errado, você pode excluir e anexar novamente. Somente após essa conferencia, é que você deverá clicar no ícone de FINALIZAR o Mapa.
- Formatação exigida para esta atividade: formulário Padrão de resposta MAPA salvo em formato PDF, Fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, Espaçamento entre linhas 1,5, texto justificado;
- Ao utilizar quaisquer materiais de pesquisa referencie conforme as normas da ABNT;
- Estude e pesquise pelo assunto a fim de enriquecer sua argumentação teórica sobre o tema.
- Procure argumentar de forma clara e objetiva, de acordo com o conteúdo da disciplina.
LEIA ATENTAMENTE O ENUNCIADO COMPLETO DA ATIVIDADE MAPA DISPONÍVEL NO AMBIENTE DA DISCIPLINA E RESPONDA UTILIZANDO ESTE FORMULÁRIO.
Seu desafio nessa atividade será explorar e mergulhar no universo da biotecnologia e por meio da pesquisa, descobrir e investigar sobre organismos vegetais com potencial biotecnológico que residem e que incidem em sua região. Para isso, por meio do "formulário Padrão para responder a atividade MAPA" você deverá realizar uma pesquisa e indicar as informações detalhadas no formulário de 4 espécies vegetais com aplicações biotecnológicas. Foque suas pesquisas em espécies que possuam aplicações nas áreas da agricultura e do meio ambiente.
No formulário de sua pesquisa, você deverá inserir as informações: "nome científico", "nome popular", "caracterísiticas da espécie", além de redigir um breve texto apresentando o potencial biotecnológico da espécie. O texto deverá ter no mínimo 10 linhas por espécie. E por fim, você deve inserir uma foto dos espécimes vegetais escolhidos. As fotos podem ser reais (tiradas por você), ou ainda, retirada de sites ou demais fontes de pesquisas, porém, lembre-se, elas também devem ser referenciadas, caso não sejam autorais.
RESPOSTA DA ATIVIDADE:
Milho ( Zea mays)
Característica da espécie:
O milho pertence a família das Poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilhamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente.
Para expressão de seu máximo potencial produtivo, a cultura requer temperatura alta, ao redor de 24 e 30°C, radiação solar elevada e adequada disponibilidade hídrica do solo.
As espiguetas masculinas são reunidas em espigas verticiladas terminais. O grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamente dito. As espiguetas femininas se soldam num eixo comum em que várias ráquis estão reunidas (sabugo) protegidas por brácteas (espiga de milho). A flor feminina apresenta um único estigma (barba-do-milho).
O grão de milho é utilizado principalmente para consumo humano e animal, sendo um alimento essencialmente energético, pois seu principal componente é o amido. O teor de proteína normalmente encontrado no grão está na faixa de 9 a 11%. Além de apresentar baixo teor, a qualidade da proteína é inferior a dos demais cereais, já que maior parte é constituída pela zeína, que é pobre nos aminoácidos lisina e triptofano.
https://www.agrolink.com.br/culturas/milho/informacoes/caracteristicas_361401.html
Milho transgênico é aquele cujo material genético foi alterado ao receber DNA de um ou mais organismos que não se reproduzem naturalmente. Essa mudança é feita através da intervenção da engenharia genética para criar resistência contra insetos. Além disso, a geração transgênica tende a adquirir características novas ou melhoradas em relação ao organismo original. No caso de alimentos transgênicos (por exemplo, plantas de milho), o embrião é modificado pela adição de um gene de outra espécie. Modificar as sementes de milho e suas características para tornar as plantas mais resistentes a pragas, insetos, fungos, pesticidas, inseticidas e herbicidas, que às vezes matam as plantas de interesse. O milho transgênico é chamado de milho Bt porque os genes foram introduzidos pela bactéria Bacillus thuringiensis, que promove a produção na planta de uma proteína tóxica específica para certos tipos de insetos que atacam a cultura do milho, tornando o alimento resistente para estas espécies. - Uma planta de milho transgênica produz uma toxina que inibe a digestão pelos insetos alvos. Protege toda a planta contra ataques de insetos, ao contrário dos tratamentos alternativos, que geralmente se limitam apenas à sua superfície. - a seletividade do tratamento é muito maior. No entanto, seu impacto ambiental cumulativo no meio ambiente é desconhecido.
[pic 2]
soja (Glycine max)
Característica da espécie:
Dentre as características da dessa planta modificada geneticamente, temos como destaque as seguintes:
- é um grão mais nutritivo;
- sua resistência a plantas daninhas e contaminações por fungos e bactérias é maior;
- a resistência aos herbicidas também é maior.
Além dessas características listadas acima, a alta produtividade também é algo a se considerar. Ao se transformar em uma cultura mais forte, maior também é a sua capacidade de produção. Outro ponto marcante é a sua sobrevivência em solos mais secos e altas temperaturas, beneficiando lavouras cujas condições climáticas apresentam essas características.
...