Um método alternativo do teste para envelhecimento acelerado de sementes de cenoura
Resenha: Um método alternativo do teste para envelhecimento acelerado de sementes de cenoura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pieri025 • 10/11/2014 • Resenha • 904 Palavras (4 Páginas) • 428 Visualizações
Metodologia alternativa do teste de envelhecimento acelerado para sementes de cenoura.
Resumo: este trabalho, teve por objetivo estudar a metodologia do envelhecimento acelerado para avaliação do potencial fisiológico das sementes de cenoura, além de avaliar a eficiência do uso de solução saturada de sal no controle da absorção de água das sementes durante o teste.
Para este teste foram utilizados quatro lotes da cultivar Brasilia, que passaram pelo teste de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação, condutividade elétrica, envelhecimento acelerado( este ultimo a 41 graus celsius por 48, 72, 96 horas) com e sem o uso da solução saturada( cloreto de sódio). Este ultimo teste, permitiu verificar os diferentes níveis de vigor semelhante ao teste de emergência de plântulas. Diante os resultados obtidos, notou-se que dentre os procedimentos, quando no período de 72 horas com uso de solução saturada, é o melhor para se avaliar o potencial fisiológico da cultivar Brasilia.
Nota-se também que o grau de umidade das sementes expostas em solução saturada é menor e mais uniforme após os períodos de envelhecimento, revelando vantagens em relação ao convencional.
Introdução
A qualidade de um lote de sementes, compreende uma serie de características que impactam no seu valor de semeadura, considerados como de natureza genética, física, fisiológica e fitossanitária, sendo que a fisiológica impacta diretamente no seu desempenho em campo e armazenamento.
Teste de germinação, é usado rotineiramente em laboratório para avaliar o potencial fisiológico das sementes, entretanto pesquisadores, produtores e tecnologistas tem se mostrado insatisfeitos com este teste, pois ocorre superestimativa na qualidade, assim então, foram desenvolvidos testes de vigor, com o objetivo de identificar diferenças no potencial fisiológico de lotes que apresentam poder germinativo semelhantes.
atualmente, os testes de vigor são muito vantajosos em grandes culturas e hortaliças, dentre eles o teste de 5 um dos mais estudados e recomendados para varias espécies cultivadas. Inicialmente desenvolvido para estimar a longevidade de sementes armazenadas, e tem sido muito estudado devido a sua padronização.
É baseado no princípio de que lotes de sementes de alto vigor, manterão sua qualidade, quando submetido a condições severas de temperatura e umidade em curto período de tempo em câmara apropriada, enquanto os de baixo vigor terão sua viabilidade reduzida.
Por ser simples e fácil, vem sendo bastante executado em hortaliças. Em cebola e cenoura, foi o que apresentou melhor relação com a emergência de plântulas em campo.
A maioria das hortaliças apresentam limitações, pois suas sementes pequenas absorvem mais agua e em menor período de tempo, acarretando maior deterioração de forma mais acentuada e drastica redução da germinação pós envelhecimento, e para isso tem sido sugeridos exposições das sementes em soluções saturadas de sais, que reduzem a umidade relativa dos compartimentos individuais, retardando absorção de agua pelas sementes.
Materiais e métodos
O trabalho foi realizado em laboratório e campo experimental do departamento de produção vegetal na escola superior de agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, SP, nos meses de abril e maio em 1999.
Foram utilizados quatro lotes de sementes da cultivar Brasilia, que foram submetidos aos testes a seguir:
• Determinação do grau de umidade-realizado na estufa a 105 graus mais ou menos, três graus a mais ou a menos, por 24 horas segundo as regras da RAS.
• Teste
...