Uma Verdade Inconveniente
Casos: Uma Verdade Inconveniente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcellaroy • 24/9/2013 • 366 Palavras (2 Páginas) • 766 Visualizações
Do título em inglês “An Inconvenient Truth”, o documentário “Uma Verdade Inconveniente” foi lançado em 2006 e dirigido por Davis Guggenheim. O filme mostra apresentações do ex-vice-presidente norte-americano, Al Gore, sobre o aquecimento global.
O filme foi lançado em 2006, no Festival de Sundance de Cinema, no mesmo ano estreou nas salas de Los Angeles e Nova Iorque, alcançando sucesso de crítica e bilheteria, e mereceu duas estatuetas do Oscar nas categorias de “melhor documentário” e “melhor canção original”. Nas bilheterias, o filme faturou 49 milhões de dólares.
Al Gore já tinha o hábito de realizar palestras sobre aquecimento global desde 1978. Numa dessas apresentações, foi assistido por Laurie David, na época do lançamento de The Day After Tomorrow. O documentário foi baseados nas palestras de Al Gore.
O filme foi elogiado por grupos de acadêmicos e cientistas que concordam com o raciocínio de o aquecimento global ter origem nas atividades poluidoras de nossa humanidade. O documentário aborda também sobre os efeitos nocivos ao equilíbrio do planeta, como o derretimento das calotas polares, a constância de furacões, seca, pragas e epidemias.
Tais consequências gerarão negativos impactos na política, economia e em todos os aspectos sociais. O documentário é utilizado até os dias atuais em escolas, faculdades e instituições culturais no intuito de conscientizar estudantes e cidadãos sobre o aquecimento global.
Porém, o sucesso de “Uma Verdade Inconveniente” é questionado pelos céticos do clima (cientistas que questionam a existência do aquecimento global) e pelos opositores políticos de Al Gore, que o acusam de usar o tema para fortalecer sua imagem política. Seus defensores dizem que ele pesquisa e sustenta esse tema antes mesmo de ter entrado na política.
Em 2007, outro documentário, o “The Great Global Warming Swindle” apresentou razões contra a existência do aquecimento global. O filme de Al Gore também foi adaptado para livro como o título homônimo “Uma Verdade Inconveniente”, com a mesma linha de conteúdo do filme a respeito do aquecimento global e suas consequências.
Para quem não conhece Al Gore, ele foi vice-presidente dos EUA na gestão de Bill Clinton, e perdeu as eleições presidenciais para George W.Bush em 2000. Al Gore é reconhecido como um dos políticos dos EUA que mais se preocupa com a questão climática.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/An_Inconvenient_Truth
http://omelete.uol.com.br/cinema/uma-verdade-inconveniente/
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/estante/estante_264210.shtml
...