Umectantes E Emolientes
Artigo: Umectantes E Emolientes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amaandaaa • 19/9/2013 • 439 Palavras (2 Páginas) • 660 Visualizações
A pele humana contém aproximadamente 80% de água em sua constituição, distribuída na proporção de aproximadamente 80% na derme e 10 a 15% no extrato córneo. Sua concentração varia conforme diversos fatores externos e internos, tais como temperatura, exposição solar, vento, uso de detergentes, banhos prolongados, contato com determinadas fibras sintéticas, uso de medicamentos, entre outros.
A derme, que concentra a maior parte da água presente na pele, possui em sua constituição diversos compostos químicos, dentre eles as glicosaminoglicanas e proteínas, constituintes da matriz extracelular. Estes compostos são os principais responsáveis pela hidratação da pele e se relacionam à hidratação natural da mesma. A quantidade e qualidade da hidratação natural da pele, também chamada de fator de hidratação natural (NMF), e do sebo cutâneo presentes na mesma interferem no seu grau de hidratação.
O sebo cutâneo faz parte de um filme protetor composto de 50 a 60% de triglicerídeos, 25% de ceras, 12% de esqualeno, 2% de ésteres de colesterol e 10% de ácidos graxos livres, que juntamente com a queratina constituem o regulador hídrico cutâneo, também chamado de manto hidrolipídico. O NMF é uma emulsão A/O composta por suor e sebo cutâneo com função de regular a hidratação superficial do estrato córneo. A composição básica do NMF é 7% de uréia, 12% de PCA, 18% de íons (cloreto, potássio e sódio), 12% de ácido láctico e seus sais, 9 a 13% de aminoácido serina, 3 a 6% de alanina, 5 a 7% de citrulina e 1 a 4% de treonina, 13 a 22% são da soma de outros aminoácidos como histidina, glicina, leucina, lisina, fenilanina, tirosina, valina, ácido glutâmico e ácido urocânico.
A quantidade de água na pele se reduz com o aumento da idade, devido às mudanças estruturais sofridas pela mesma. Várias alterações na pele podem levar a sua desidratação e, como conseqüência, a sensações de desconforto, estiramento, perda de sedosidade, brilho e maciez, presença ou aumento de rugas, descamação, perda de elasticidade e sensibilidade. As alterações dermatológicas percebidas são relativas ao micro-relevo cutâneo, alterações biomecânicas diversas e na função de barreira, hiperqueratose e aumento da sensibilidade.
Os Umectantes são substâncias hidrofílicas, em geral compostos sintéticos polihidroxilados, que por sua vez mantém a pele umedecida. Os agentes umectantes ajudam a pele a manter a sua umidade natural, sendo a maioria cremes ou loções que contem óleo. A aplicação de uma fina película de óleo sobre a pele ajuda a evitar que a água da pele evapore. O melhor momento para aplicar esses agentes é quando a pele já se encontra umedecida (p.ex., logo após um banho de imersão ou uma ducha). Eles são identificados pelo código U .
...