A Etnofarmacologia
Por: lucasctim • 31/5/2018 • Resenha • 250 Palavras (1 Páginas) • 414 Visualizações
Etnofarmacologia
Atualmente, nem toda a população tem acesso aos medicamentos necessários para manutenção de sua saúde. Seja pelo valor, seja pela disponibilidade do produto na região em que vive. Portanto, parte a necessidade de utilização de plantas medicinais que muitas vezes são tão eficazes quanto os medicamentos farmacêuticos. Isto também faz com que os indivíduos tenham hábitos de vida mais saudáveis, sem o uso de medicamentos químicos e consequentemente sem os efeitos colaterais que os mesmos causam. Outra questão é que muitas pessoas apresentam doenças crônicas, sabendo que o uso de medicamentos químicos ira danificar o metabolismo e talvez até criar um vício do organismo, o uso de plantas medicinais nestes casos é o mais apropriado, pois não causará efeitos colaterais para estes indivíduos. Porém, o uso destas plantas necessita de um conhecimento prévio sobre a mesma.
Os conhecimentos culturais e tradicionais da população podem ser de grande valia para a ciência. Pessoas que vivem o seu dia-a-dia na natureza com diversas plantas tem um conhecimento grande sobre as mesmas e podem ajudar a ciência na criação de outros tipos de medicamentos, com utilização da matéria prima da natureza. Fazendo analises destes materiais será possível a criação de novos medicamentos que poderão ser necessários para doenças que até então não tinham remédios específicos.
Referências
JARDIM, M. C.; SILVA, M. I. da. Bioquímica e farmacologia. Batatais: Claretiano, 2016.
ELISABETSKY, E. Etnofarmacologia. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s000967252003000300021. Acesso em: Maio, 2018.
...