Acidente Césio
Por: Isah Luppi • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 442 Palavras (2 Páginas) • 1.956 Visualizações
Página 1 de 2
Origem do acidente
- O Instituto Goiano de Radioterapia (IGR),era uma instituição privada, localizada inicialmente no centro de Goiânia. Em 1985 o instituto mudou de endereço, abandonando o prédio antigo com salas e aparelhos utilizado anteriormente sem nenhum tipo de segurança.
- No dia 13 de Setembro de 1987, ao vasculharem as antigas instalações os catadores de lixo encontram a Cápsula com Césio que estava dentro de um aparelho de radioterapia. Por falta de informações removeram a máquina e levaram o equipamento até a casa de um deles.
Como aconteceu?
- Após a tentativa se sucesso de desmontar a Cápsula, os homens apresentaram sintomas de náusea, seguido por vômito e, um deles, diarreia e queimaduras nas mãos e nos braços. Esses sintomas persistiram nos dias seguintes.
Figura 3
[pic 1]
https://noticias.terra.com.br/brasil/goiania-25-anos-depois-perguntam-ate-se-brilhamos-diz-vitima,bb12dc840f0da310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
- Os catadores venderam o material em um depósito de ferro velho. Ao ver a luminosidade azul que proveniente da cápsula, o dono do depósito decidiu leva-la para sua casa e utilizar como enfeite ficando acessível ao contato de outras pessoas – que também apresentaram sintomas de doenças.
- Sendo assim, a dona da casa e um funcionário do ferro velho levaram a cápsula (de ônibus) à vigilância sanitária, onde permaneceu dois dias em uma cadeira.
- Várias pessoas na cidade apresentaram sintomas parecidos após terem contato direto ou indireto com o componente químico.
- Os bombeiros da cidade cogitaram jogar a cápsula no principal rio da cidade ( que traria maiores danos ainda) Porem foram impedidos pelo físico Walter Gomes que, acionou imediatamente a Comissão Nacional de Energia Nuclear ( CENEN).
- Primeira medida cometida pelo comitê foi separar todas as roupas das pessoas expostas ao material radioativo e lava-las com água e sabão para a descontaminação externa.
- Mesmo com essas medidas algumas pessoas vieram a óbito. Entre as vítimas estavam a menina Leide das Neves , seu pai Ivo, Devair e sua esposa Maria Gabriela ( donos do ferro-velho), e dois funcionários do ferro-velho.
Figura 4
[pic 2]
http://serraabaixo.blogspot.com.br/2012_06_01_archive.html
Consequência:
- Foi o maior acidente radioativo do mundo, fora de uma usina nuclear e o maior já acontecido no Brasil;
- Os números não oficiais se dão conta de 104 mortos, entre eles moradores, policiais e bombeiros.
Conclusão:
- Por curiosidade, falta de informação e imprudência dos catadores de lixo, o maior acidente catastrófico reflete até os dias de hoje, onde aproximadamente 104 pessoas morreram. Estima-se que o corrido, deixou por volta de 6.000 vítimas com sequelas, as quais, ainda hoje sofrem preconceitos, e um descaso total da autoridade.
Os corpos das quatro primeiras vítimas estão enterrados no cemitério municipal de Goiânia. Para bloquear a emissão do material radioativo cada caixão pesava cerca de 500 quilos, e todos feitos de chumbo.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com