Biosegurança
Por: amaraman • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 717 Palavras (3 Páginas) • 549 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Superior de Tecnologia em Estética e Imagem
Estética e Biossegurança
Trabalho apresentado como exigência ao Portfólio Individual do curso Superior de Superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal, Educação à distância Profª Poliana Milreu Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia Profª Vânia Terra Profo Marcelo Doi Estética e imagem pessoal Profª Luciane Barbosa Biossegurança em Centros de estética Profª Silvia Paulino Ribeiro Albanesi Ética, política e sociedade Prof°José Adir Lins Machado ProfªJuliana de Lima Arruda Seminário Temático Profª Heloísa Licha
MURIAÉ
2015
INTRODUÇÃO
A biossegurança é a realização de práticas para conhecer e controlar os riscos que o trabalho em saúde podem trazer a quem não se previne e não usa equipamentos necessários para se resguardar de micro-organismos patogênicos tanto para o profissional como para o cliente. A biossegurança é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização e eliminação de riscos que possam comprometer a saúde de trabalhadores, clientes que exercem atividades onde pode existir o contágio.
Percebendo-se a preocupação com a transmissão de doenças durante a rotina de trabalho, condutas de Biossegurança são empregadas em hospitais, consultórios odontológicos e vem sendo gradativamente aplicadas em salões de beleza e clínicas de estética.
DESENVOLVIMENTO
Biossegurança aplicada para a estética se faz importante e necessária, a fim de desenvolver os procedimentos de estética facial com maior segurança. Devido aos fatores expostos, este estudo objetiva apresentar a Biossegurança, voltadas para a prática em estética, através do uso correto das mesmas, além de orientá-los em suas atividades.
Dentro desse raciocínio, o profissional da estética facial está em constante exposição a materiais biológicos, ficando em contato direto com a pele não íntegra, material purulento e até mesmo sangue. Por força disso, as doenças que podem ser facilmente contraídas na cabine de estética facial são a síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV-AIDS), hepatite B (HBV), hepatite C, herpes, micoses bem como a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes. Destaca-se ainda que, o vírus como o da hepatite B (HBV), pode sobreviver em condições normais em ambientes externos, podendo-se adquirir a doença quando o profissional ou clientes entrar em contato com sangue, através de instrumentos não esterilizados ou pele lesionada.
Gorro: Os gorros protegem o profissional de ter seu cabelo contaminado por algum tipo de secreção que espirre durante a limpeza de pele, e, o cliente de ter sua pele contaminada por algum cabelo que cair. Devem ser descartáveis e usadas por cliente e pelo profissional;
Avental- Protege a roupa do profissional devendo ter manga comprida, ser trocado sempre que apresentar contaminação e não deve ser usado fora do local de trabalho nem ser guardado junto com objetos pessoais.
Luvas descartáveis - caracterizam-se por promover uma boa barreira mecânica para as mãos do profissional e para a pele do cliente. Devem ser usadas quando houver a possibilidade do profissional se contaminar ou entrar em contato com sangue, secreções, mucosas, tecidos e lesões sobre a pele.
...