Os Monossacarídeos
Por: wilton soares • 29/11/2021 • Trabalho acadêmico • 267 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
Os monossacarídeos são uma das subdivisões dos carboidratos, junto com os oligossacarídeos e polissacarídeos. Sendo o monossacarídeo uma única unidade de carboidrato formada por vários carbonos, sua estrutura geral é formada por uma carbonila ligada a outros carbonos, que fazem ligação com hidroxila e hidrogênio.
Essa estrutura pode ser classificada como uma Aldose ou uma Cetose de acordo com a posição em que a carbonila se situa, quando está situada na extremidade a estrutura é uma Aldose, e quando está entre dois carbonos ela é uma Cetose.
[pic 1] [pic 2]
Carbono Anomérico
O carbono anomérico é o novo centro quiral da estrutura cíclica do monossacarídeo, sendo ele o carbono da carbonila, que reage com a hidroxila do carbono do fim da cadeia, fazendo com que ele se torne um carbono quiral.
Esse carbono anomérico é dividido em α e β de acordo com a posição do seu hidrogênio e hidroxila, quando o hidrogênio está para cima e a hidroxila para baixo esse carbono está em sua forma α.
[pic 3]
E quando o hidrogênio está para baixo e a hidroxila para cima esse carbono vai estar em sua forma β.
[pic 4]
Ligação Glicosídica
A ligação glicosídica é uma ligação reversível e ocorre entre dois monossacarídeos de estrutura ciclica. Essa ligação ocorre entre as hidroxilas do carbono da carbonila e de outro carbono da cadeia, pode também ocorrer entre as hidroxilas dos dois carbonos da carbonila, ela se forma pela perda de um átomo de hidrogênio de um dos monossacarídeos e a saída de uma hidroxila de outro, liberando uma molécula de água e formando a ligação entre os dois monossacarídeos.
[pic 5]
...