A Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo.
Por: alejes • 2/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.629 Palavras (7 Páginas) • 1.090 Visualizações
[pic 1]
Faculdade Anhanguera
Polo de Sobradinho
Educação física
Desafio Profissional
Turma: N50
Tutora Presencial: Maria da Conceição de Freitas
Tutora a Distância: Elisabete Cristina Pietrek
Sobradinho – DF, 30 de Maio de 2017.
Disciplinas norteadoras: Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo.
.
Trabalho apresentado às Disciplinas de Cinesiologia e Biomecânica, Metodologia do Ensino do Basquete, Metodologia do Ensino do Voleibol, Metodologia do Ensino do Atletismo e Seminário da Prática: Metodologias do Ensino da Educação Física – Jogos Coletivos e Atletismo do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Anhanguera/UNIDERP;
Desafio Profissional
Tutora presencial: Maria da Conceição de Freitas
Faculdade Anhanguera- UNIDERP
Educação Física – Licenciatura
5ª Semestre
Introdução
O presente trabalho ira relatar sobre as dificuldades que é o processo de construção de atividades para as aulas de Educação Física dentro do ambiente escolar como também suas metodologias de ensino, (técnica, tática e física) específica da modalidade.
O voleibol na sua execução específica se manifesta com uma série de movimentos complexos e todos solicitados de forma rápida, portanto trata-se de um esporte no qual se necessita aperfeiçoar as várias capacidades técnicas de forma satisfatória. O voleibol é composto, na sua totalidade, de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma sequência lógica dentro do jogo: (1) saque, (2) passe, (3) levantamento, (4) ataque (5) bloqueio e (6) defesa. No voleibol podemos melhorar as relações sociais em geral entre os alunos e desenvolver várias capacidades físicas dos alunos, como: coordenação motora e viso-motora, velocidade e agilidade.
O basquetebol deve ter o domínio dos fundamentos do jogo que podem ser: de defesa (controle de corpo, posição defensiva, atitude defensiva) e de ataque (controle de corpo, controle de bola, condução de bola, arremessos, passes, lançamentos e atitude ofensiva). Tático: Quando se analisam situações desenvolvidas por pequenos grupos ou por toda a equipe, na defesa e no ataque recebendo nomenclaturas como: 1-2-2, 1-1-2, 1-2-1 que representam as funções dos jogadores. A distribuição das funções em uma equipe pode ser a mais diversa possível e depende de vários fatores como: características dos jogadores da equipe, característica dos jogadores da equipe adversária, objetivo da equipe frente a sua posição no campeonato, objetivo momentâneo da equipe no jogo, etc.
Na atual definição o Atletismo é um esporte com provas de pista (corridas) e provas de campo saltos, arremessos e lançamentos provas de pista e de campo, o pedestrianismo corridas de rua, como maratona. CORRER: para frente; lateralmente (direita e esquerda); para trás; elevando os joelhos alternadamente; elevando os calcanhares atrás; chutando a perna estendida; na parte anterior dos pés; com os pés completamente apoiados no solo; corrigir movimentos dos braços e posição do tronco e cabeça. SALTAR: com os pés unidos; perna direita e esquerda, individualmente, alternadamente; saltar para cima e para frente com pés unidos e separados; saltar para cima e para os lados, com os pés unidos e individualmente; saltar obstáculos (20 a 30 cm de altura) com pés unidos e separados; saltar obstáculo na horizontal 1 a 1,5 metros. LANÇAMENTOS/ARREMESSO 1. Utilizar materiais alternativos para construir peso, dardo, martelo e disco (Corda, papel, jornal, garrafas descartáveis, papelão) lançar /arremessar objetos de vários formatos (bolas, bastões etc.); para frente; sobre a cabeça; para cima; de baixo; para o lado direto; esquerdo; com giro; com rotação; por sobre os ombros, direito e esquerdo; para trás; com deslocamento para qualquer lado.
Desenvolvimento
01 – Quais são os esportes coletivos e individuais, olímpicos e não olímpicos desenvolvidos na aula de Educação Física?
Coletivos: Handebol, voleibol, basquete, futsal, futebol e corrida.
Individuais: Jogos de mesa, tênis, Atletismo, golfe, natação, corrida e artes marciais.
Olímpicos: Natação, Nado sincronizado, atletismo, basquetebol, Box, futebol, ginastica artística, ginastica rítmica, voleibol e handebol.
Não olímpicos: Boliche, patins e xadrez.
02 – Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?
A metodologia implica em mudanças nos aspectos motores e cognitivos. São utilizados métodos de desenvolvimento para habilidades, lateralidade e coordenação. Utilizados em escolinhas especificas de treinamentos.
A metodologia usada aborda as dimensões: Conceituais procedimentais e atitudinais. O princípio socioeducativo ensina a lidar com valores e modos de comportamento, o esporte pode influenciar na transformação desse contexto e contribuir para a vida do aluno para ter mais consciência ao mundo de diferenças.
03 – Como é a aceitação dos alunos na prática dessas modalidades nas aulas de Educação Física e, principalmente, o envolvimento de meninos e meninas?
Existe uma parceria significativas de alunos na escola sem interesse nas aulas educação física. Os alunos evidenciam que os conteúdos são sempre os mesmos, dificultando a participação nas aulas.
Os esportes como lutas, as meninas demonstram resistência e na dança são os meninos que apresentam resistência, dificultando a implementação desses conteúdos nas aulas de educação física.
...