A Evolução da Ginástica Rítmica
Por: Fabricio Santos • 27/2/2018 • Projeto de pesquisa • 10.112 Palavras (41 Páginas) • 426 Visualizações
Revisada em 2013
APOSTILA DE GINÁSTICA RÍTMICA
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Professora: Cláudia Braga
Graduada em Educação Física – UFMG
Pós-graduada em Treinamento Esportivo – UFMG
Mestre em Ciências da Educação em Supervisão Pedagógica – FMH (Lisboa)
claudiafonsecabraga@yahoo.com.br
ÍNDICE
1- | Introdução ........................................................................... | 03 |
2- | Evolução da Ginástica Rítmica ........................................... | 04 |
3- | História da Ginástica Rítmica .............................................. | 06 |
4- | Regulamento Técnico ......................................................... | 08 |
5- | Elementos Corporais ........................................................... | 16 |
6- | Aparelhos Manuais .............................................................. | 22 |
6.1- | Aparelho Corda ................................................................... | 23 |
6.2- | Aparelho Arco ...................................................................... | 25 |
6.3- | Aparelho Bola ...................................................................... | 27 |
6.4- | Aparelho Maça .................................................................... | 29 |
6.5- | Aparelho Fita ....................................................................... | 31 |
7- | Ginástica Rítmica Masculina ............................................... | 33 |
8- | Componentes do Treinamento ............................................ | 34 |
8.1- | Preparação Física ............................................................... | 34 |
8.2- | Preparação Técnica ............................................................ | 43 |
8.3- | Preparação Tática ............................................................... | 44 |
9- | Processo de Ensino ........................................................... | 45 |
10- | Referência Bibliográfica | 47 |
INTRODUÇÃO
A Ginástica Rítmica (GR) é uma modalidade gímnica reconhecida pela Federação Internacional de Ginástica (FIG), que tem definido a sua especificidade técnica encontrada no Código de Pontuação, um documento importante para o entendimento de todos os aspectos de ordem técnica desta modalidade. Esse regulamento tem como intuito tornar o julgamento desta modalidade o menos subjetivo possível.
A tendência do regulamento técnico é, com o passar dos anos, alterar as regras de acordo com o nível técnico apresentado pelas ginastas.
O exercício (coreografia) apresentado durante uma competição pode ser praticado sem aparelhos (mãos livres) para iniciantes e categorias Pré-Infantil e Infantil ou com um dos 05 aparelhos manuais para competições individuais e conjunto, sendo que, o aparelho corda não inclui nas competições de categoria adulta desde 2011, devido a influência da mídia.
Corda Arco Bola Fita Maças
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A GR é um esporte que envolve técnica e arte, é caracterizada pela interação do trabalho corporal com o aparelho e a música, incluem movimentos de balé clássico como base para desenvolvimento do trabalho. A expressão corporal e a imagem artística da ginasta são de extrema importância durante a execução do exercício.
“As tendências atuais do desenvolvimento da GR a nível mundial, se caracterizam por: dificuldade técnica, preparação física e a busca da originalidade através da criação constante, tudo unido à beleza da execução técnica” HERNANDEZ (1991:27) citado por GAIO (2007).
Na GR o sucesso de uma ginasta se cultiva com paciência, dedicação e muitos cuidados, quanto ao treinamento e o lado psicológico.
EVOLUÇÃO DA GINÁSTICA RÍTMICA
A Ginástica Rítmica foi baseada nos movimentos naturais do ser humano, e recebeu muitas contribuições para o seu desenvolvimento através da influência de estudiosos de várias áreas como: da dança, da arte, das artes cênicas, da música e da pedagogia. Assim podemos dizer que a evolução da GR aconteceu devido a vários autores, e progrediu através das tendências de vários povos (PÚBLIO (2001) e GAIO (2007)).
Destacamos então, os estudiosos que mais influenciaram para a evolução desta modalidade:
Movimento associado ao ritmo
Realizou estudos sobre o desenvolvimento técnico e prático da ginástica para a educação infantil, passando a constituir parte essencial de um plano integral: corpo e espírito.
RUSSEAU (1712-1778)
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Lado Artístico
Influenciou a expressão da ginástica através dos gestos corporais, com o objetivo de usar todo o corpo para poder comunicar com mais intensidade ao público as situações que estava representando.
DELSARTE (1811-1871)
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