A PRODUÇÃO TEXTUAL
Por: renatacrsouza • 15/10/2022 • Trabalho acadêmico • 2.599 Palavras (11 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO 4
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Nesse presente trabalho que será apresentado mostrara a importância da BNCC
Como pudemos perceber nesses quase dois anos de pandemia, os atletas tiveram que se adaptar a nova realidade, uma vez que por conta do distanciamento social os treinos de certa forma acabaram sendo suspensos.
Academias e centros de treinamento, estavam fechado sem previsão de abertura e muito atletas ficaram em casa. Isso impactou não só eles, mas a população em geral, pois impediu milhares de pessoas de praticar atividades físicas regulares e com isso um alarme para o sedentarismo global foi acionado. Se não bastasse so os problemas físicos que esse confinamento trouxe, problemas psicológicos também estava e está presente como ansiedade, depressão.
A falta de clareza em muitos conceitos e argumentos utilizados por alguns gestores, dirigentes e profissionais da área de Educação Fisica, durante a Pandemia do COVID-19, sobre aspectos básicos em saúde, que, no nosso entendimento, deveriam estar incorporados ao fazer-profissional da área. Desse modo, fica evidente a necessidade de ir além do simples discurso de que EF faz parte da área da saúde.(MATHIAS 2020)
será apresentado também sobre as famílias de jogos e suas particularizes nos ensinamento os esportes coletivos. O que é o jogo e suas funcionalidades na hora do aprendizado nos nosso alunos.
DESENVOLVIMENTO
Para começarmos vamos ter que entender com surgiu a pandemia.
Segundo o Instituto Butantã o início da pandemia começou na cidade de Wuhan, na China, em dezembro de 2019, mas rapidamente se espalhou para o mundo. As principais teorias levantadas incluíam o contato entre um ser humano e um animal infectado e um acidente em um laboratório na China.
O agente responsável pela Covid-19, a síndrome respiratória aguda grave (SARS), é um vírus que pertence à família Coronaviridae, denominado SARS-CoV-2, o qual possui elevada homologia com o vírus causador do surto de SARS em 2003, o SARS-CoV(1). O SARS-CoV-2 é um vírus de ácido ribonucleico (RNA), cujo material genético é representado por uma única molécula de RNA positivo (RNA+). Todo o seu genoma contém menos de 30.000 nucleotídeos, cada um deles formado por uma molécula de açúcar (ribose), um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. Por ser um vírus RNA, as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e uracila.(Armênio Uzunian)
O vírus pode ser transmitido de pessoa para pessoa por meio de gotículas no nariz ou na boca, e as gotículas podem ser transmitidas quando uma pessoa doente tosse ou espirra, essas gotículas podem cair em superfícies próximas, e outra pessoa inalar. O período de incubação, ou seja ´o momento em que os primeiros sintomas aparecem pode ser de 2 a 14 dias . Sintomas comuns: coriza; tosse; dor de garganta; dificuldade para respirar. Nos casos mais graves: febre alta; aumento dos batimentos cárdicos(taquicardia);dor no peito; cansaço; falta de ar; pneumonia; insuficiência respiratória aguda; insuficiência renal.
O tratamento do corona vírus em casos mais leves, em que existe apenas febre acima de 38ºC, tosse intensa, perda do olfato e do paladar ou dor muscular, o tratamento pode ser feito em casa com repouso e uso de alguns medicamentos para aliviar os sintomas.
Já nos casos mais graves, em que existe dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e dor no peito, o tratamento precisa ser feito em internamento no sanitário, já que é necessário fazer uma avaliação mais constante, além de poder ser necessário administrar medicamentos diretamente na veia e/ ou utilizar respiradores para facilitar a respiração.
As medidas preventivas são aquelas habitualmente divulgadas pelas autoridades de saúde pública e pela mídia: evite aglomerações, mantenha distância entre pessoas, permaneça nas residências e dirija-se a algum estabelecimento somente em casos de extrema necessidade, ou seja, adote o isolamento social. O uso de máscaras e luvas também é recomendado, principalmente quando o indivíduo necessita sair de casa. Em muitas cidades, estabelecimentos considerados não essenciais foram fechados, permanecendo abertos apenas os essenciais, como supermercados, farmácias, hospitais e centros de tratamento especialmente construídos e destinados a essa finalidade. Devido a esse cenário, o serviço de entregas tem sido utilizado com bastante frequência em muitas lugares. Como outras medidas para conter a disseminação do vírus, o tráfego entre cidades foi bloqueado para reduzir a possibilidade de propagação (Armênio Uzunian)
Vendo esse cenário os atletas e seus treinadores tiveram que buscar soluções para o tal desafio.com objetivo de minimizar os prejuízos criaram soluções remotas de treinamento e atendimento mental.
A necessidade de adaptação talvez seja o maior trunfo destes profissionais. Cientes de que cada jogador tem um cenário diferente em seu isolamento, eles buscam atacar quesitos básicos da preparação física. Enquanto alguns dispõem de boa estrutura, com academia, esteira e até bicicletas ergométricas dentro de suas casas, outros se veem num espaço pequeno, onde qualquer tipo de exercício passa a ser uma adversidade. (RENATO RODRIGUES)
Entendemos que a realização destas práticas pode sim ser importante para a saúde, inclusive com foco na melhoria/manutenção da saúde mental, mas em muitas recomendações parecia haver mais um sentido de “ter que fazer”, com caráter, portanto, “obrigatório”. Outro ponto ignorado em algumas destas “recomendações” diz respeito à aspectos como a habilidade das pessoas para a realização destas atividades, as preferências e gosto individual, as condições das residências, entre outros. Entendemos que estas recomendações, realizadas algumas vezes com um caráter persecutório e descontextualizadas da realidade de muitas pessoas é, em alguma medida, também reflexo da formação profissional em EF, que não favorece um olhar mais ampliado de saúde.(MATHIAS)
...