A Pós Graduação
Por: Rithielly Bessa de Oliveira • 2/3/2022 • Ensaio • 659 Palavras (3 Páginas) • 120 Visualizações
[pic 1]
EXPECTATIVAS E REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Artigo Científico encaminhado à Faculdade Vale do Cricaré, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Física Escolar.
Orientador(a): Profª MSC Pedro Rafael Farias Evangelista
SÃO MATEUS – ES 2017
EXPECTATIVAS E REFLEXÕES SOBRE A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
RESUMO
Neste trabalho buscou-se analisar o papel do professor de Educação Física dentro de uma instituição que possui expectativas acerca desse profissional. A relevância dessa pesquisa se caracteriza pela necessidade de investigar, na realidade, o significado dessa disciplina no currículo escolar em São Mateus-ES e o que se espera dela e de quem a ministra, tentando desvelar seus aspectos abstrusos.
Palavras-chave: Educação Física. Educadores. Instituição de Ensino. Conflitos.
INTRODUÇÃO
O professor de Educação Física, assim como os professores de outras áreas, é um educador e a ele não compete apenas transmitir informações. Ele também representa o processo educacional que vai além dos conteúdos, conforme afirma HURTADO (1988).
A Educação Física possui inúmeras faces e vários objetivos as quais, de forma direta e indireta, influenciam a formação do individuo. LELES (2004) considera a Educação Física uma disciplina indispensável ao cotidiano escolar, uma vez que proporciona desenvolvimentos que vão do cognitivo, social, até a formação crítica e política dos alunos.
A instituição de ensino, por sua vez, é onde se desenvolve a produção do conhecimento e, dentre as disciplinas que a integram, encontra-se a Educação Física.
Abordamos a escola, portanto, como ponto inicial de nossa pesquisa. A área escolar é bastante discutida no curso de Educação Física, porém observamos que muitas das pesquisas desenvolvidas buscam questionar a importância da prática dessa disciplina no conteúdo escolar. Diante dessa constatação, e tentando avançar alguns passos, é que buscamos discutir não apenas a disciplina e a atuação do professor de Educação Física na escola, fruto de sua formação e das experiências acumuladas, mas também – e prioritariamente - o seu papel diante de uma instituição que, com toda sua organização, apresenta como objetivo a formação de pessoas preparadas para o convívio social.
DESENVOLVIMENTO
Sob essa visão de formação social que é sugerida pela escola, JEBER (1997) afirma que a escola é uma instituição responsável por desenvolver meios garantidos para os processos de sistematização, transmissão e assimilação do conhecimento, de forma a atingir e repassar as informações para a sociedade, conhecimento esse que é por ela mesma produzido.
Com relação à forma de ver a escola, MEZOMO (1997) sugere que o que realmente interessa não é fazê-la funcionar, mas enchê-la da consciência da necessidade de sua constante construção, o que modificará seus paradigmas, seus projetos, suas características, sua forma, suas estruturas e métodos.
...