A Sensualidade do Lundu
Por: Klebiana Correia • 4/12/2021 • Trabalho acadêmico • 1.587 Palavras (7 Páginas) • 208 Visualizações
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UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP - KROTON
CURSOS DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - BACHARELADO
MODALIDADE PRESENCIAL.
METODOLOGIA DO ENSINO DA ATIVIDADE RITMICA E DANÇA.
MODALIDADE: DANÇA FOCLORE LUNDU
KLEBIANA CORREIA VIEIRA RA: 21531394817
PROFESSORA: THAIZ DA SILVA RAMOS
Sumaré
2020
TEMA: A SENSUALIDADE E A GRAÇA DO LUNDU
Lundu é uma dança sensualizada e de muito humor, é uma canção/dança que foram trazida pelos Africanos escravizados, vindo de Angola e do Congo no final do século XVII, essa dança é uma mistura de ritmos africanos e com características europeias, assim como ao estalar dos dedos, postura corpórea, e acompanhamento do bandolim.
O jornalista e pesquisador/critico musical José Ramos Tinhorão, o lundu tem sua origem na palavra calundu: é um culto praticado no Brasil durante o período Colonial e muitos historiadores aponta como uma formação inicial do Candomblé, e relacionado e fandango europeu.
Retrato do Lundu no Rio de Janeiro do século XIX por Earle (Foto: Reprodução/Revista de História)
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O primeiro gênero musical afro-brasileiro, tinha como objetivo o cortejo amoroso entre os casais, isso se dava numa roda de batuques.
A dança é iniciada pela mulher que segue ao centro da roda, iniciada a dança no modo sensual e provocativo, despertando a atenção do homem, na qual se levanta e segue seus passos.
A mulher com seu charme e sua recusa, aceita a companhia, e através da umbigada que estabelece está relação. O corpo da dançarina com gestos e movimentos que elucidam significados do seu contexto histórico – sociocultural, em uma linguagem expressiva e dinâmica.
Sua canção é de ritmos gingado, acompanhada de versos, era de um apelo humorístico e certo “amorosidade”. Levantando uma questão e aspecto de censura da historia da cultura colonial no Brasil, em alguns casos a temática trata de um jogo de sedução entre os Negros escravizados, com a senhora (chamada de “sinhá”, “nhanhã” ou “iaiá”), tendo dessa relação um discurso de desejo e violência que essa sinhá que ao mesmo tempo despreza esse homem, mostra uma intimidade.
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Com o tempo, o Lundu foi se adaptando e sendo dançado em salões, bailes, circos e teatros do Brasil e do mundo (Foto: Reprodução).
“Eu tenho uma nhanhazinha
De quem sou sempre moleque
Ela vê me estar ardendo
E não me abana c’o leque.”
Essa modinha é semelhante com a qual foi difundida paralelamente em Portugal.
Lundu apresenta características marcantes e definidas por seus compositores e públicos. Essa vertente é a matriz fundamental da nossa música brasileira.
O lundu é considerado o gênero que influencia o samba.
A Casa Edison em 1902, foi a primeira gravadora brasileira, em produzir seu primeiro disco de lundu no país, escrito e cantado por Xisto Bahia ator, cantor e compositor do ritmo.
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Ao passar dos anos, e com adaptações no lundu, passou a ser dançado em salões, bailes, circos e teatros, não só no Brasil, em outros países Como: Argentina, Uruguai, Peru, Chile e Bolívia.
Com a difusão da dança, que alcançou o Norte e Nordeste Brasileiro, até os dias de hoje, escondido. Os Negros e mestiços, que cultivaram, essa modalidade da dança de roda de lundu, sendo mais sendo mais comportada é praticada na Ilha de Marajó e aos arredores de Belém, no Pará, sendo conhecido como Lundu Marajoara.
Com algumas modificações feitas por meio do desdobramento de processo cultural da matriz culturais Marajoara, a importância da conservação desta dança folclórica que ajudou a definir a identidade cultural brasileira precisa ser mantida, sendo ela uma das primeiras manifestações afro brasileira.
SIGNIFICADO DO LUNDU
Substantivo masculino – DANÇA/ MUSICA Nordeste do Brasil, em geral de caráter cômico ou picaresco, estado de mau humor, ameio, zanga calundu (antigo).
Designação de varias canções populares inspirados em ritmos africanos, introduzidos em Portugal e no Brasil a partir do s XVI.
Dança rural e canção de origem africana, acompanhada de cantos, muito popular no Brasil a partir do sec. XVIII.
Brasileirismo – Brasil - Dança de par separado, de origem africana: mulundu.
Brasileirismo Brasil – A musica de compasso binário e ritmo sincarpado, que acompanha essa dança.
Par extensão – a partir do s XIX, tipo de canção solista acompanhada solista acompanhada por violão ou piano, derivado da dança do mesmo nome.
CARACTERISTICAS DO LUNDU
Lundu chamada de lundum por ser um gênero musica e dança folclórica e de origem afro brasileiro, os escravos através dos seus batuques na época da escravidão realizavam tradições religiosas com cantos e danças manifestando sua cultura no final do século XVIII. Lundu se tornou uma dança presente no Brasil e Portugal por sua cultura.
A dança e o ritmo sofreram modificações ao decorrer do tempo, sendo o principal fator a sensualidade, apresentação do rebolado e “quebras” de quadris, movimento dos africanos e herdaram da cultura europeia. Melodia e harmonia para a composição musical.
No século XIX, o lundu por ser considerado um ritmo dominante e aceito pelos brancos, deixou de ser símbolo de identidade, sendo proibido por ser uma dança que imitava o ato sexual, praticando um atentado ao pudor. Mesmo sendo proibidos os escravos continuaram sua tradição e com o tempo o decreto caiu no esquecimento e novamente passou a ser aceito e praticado mantendo sua vertente e sua sensualidade, tornando se folclórica. A dança é praticada ainda em alguns países no Brasil, assim na Região Norte, conhecida como Ilha de Marajá no Pará.
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