APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA
Tese: APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sjcampos01 • 22/9/2013 • Tese • 3.611 Palavras (15 Páginas) • 851 Visualizações
APLICAÇÃO DA BARREIRA OPTICA
- CONCEITOS DE SENSORES OPTICOS - SISTEMA DE SENSOR OPTICO DE BARREIRA - PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO - ESQUEMA ELÉTRICO DO SENSOR
- APLICAÇÕES E TIPOS DE SENSORES OPTCOS DE BARREIRA - VANTAGENS E DESVANTAGENS
O QUE É SENSOR OPTICO?
Os sensores são dispositivos capazes de detectar movimentos e ações que ocorrem em processos e projetos eletroeletrônicos. Os sensores ópticos, que emulam basicamente a visão, são fabricados segundo a tecnologia da emissão e recepção de irradiação infravermelha. De modo geral, apresentam uma vida útil praticamente infinita, e são mais precisos quando comparados a outros tipos de sensores. O princípio de funcionamento geral de um sensor óptico consiste na colocação de emissores e receptores de luz.
Os sensores ópticos podem ser divididos em dois tipos, os infravermelhos ativos e os passivos. Dentre os ativos, podemos caracterizar três grupos principais, de acordo com o seu funcionamento:
*Sistema por Barreira (ópticas alinhadas) *Sistema por Difusão *Sistema por Reflexão
Um sensor é dito ativo quando este possui um emissor e um receptor que detecta esta onda. Os sensores são ditos passivos quando estes possuem apenas receptores, ou seja, eles não emitem ondas infravermelhas, apenas detectam a movimentação destas nas suas áreas de atuação. O transmissor e o receptor estão em unidades distintas e devem ser dispostos em frente ao outro, de modo que o receptor possa constantemente receber a luz do transmissor.
O acionamento da saída ocorrerá quando o objeto a ser detectado, interrompe o feixe de luz. A distância máxima sensor a nominal, informada pelo fabricante, para o sistema é especificada como sendo a máxima distância entre o transmissor e o receptor, o que não impede o conjunto de operar com distâncias menores.
Quando um objeto possui dimensões menores as mínimas recomendadas pelo fabricante, o feixe de luz contorna o objeto e atinge o receptor, que não acusa o acionamento.
SISTEMA DE BARREIRAS.
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO DE SENSOR OPTICO DE BARREIRA
ESQUEMA ELÉTRICO DO SENSOR DE BARREIRA INFRAVERMELHA
O sensor é constituído por dois circuitos. No primeiro circuito, um Led infravermelho diretamente polarizado é ligado em série com um resistor e o circuito é alimentado por uma fonte de 12 volts; desta forma o Led emite um sinal infravermelho que será capitado pelo segundo circuito do sensor. Este consiste de um fotossensor inversamente polarizado que recebe sinal do primeiro circuito, a saída, que é conectada à alimentação do transmissor, permanece inativa.
Quando a barreira é violada, ou seja, o fotossensor deixa de receber luz do Led, passa a existir uma tensão na saída do circuito que vira a alimentar o transmissor de radio. Os transistores do segundo circuito funcionam como chaves fazendo com que exista ou não uma tensão na saída dependendo se a barreira está ou não quebrada como foi dito acima.
APLICAÇÕES
A cada dia a indústria como um todo vem empregando um maior número de sensores ópticos, devido principalmente a alta precisão, alta confiabilidade e a redução de custos, além de uma vida útil enorme dos mesmos.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens:
- Podem detectar pequenos objetos a longa distancia;
- Os objetos podem ser opacos ou pouco translúcidos;
- Devido à sua habilidade de detectar através de ambientes sujos, como pó, óleo, entre outros, esses sensores fornecem grande confiabilidade e necessitam de pouca manutenção.
Desvantagens:
- Mais caro, devido à exigência de emissor e receptor em separado;
- Necessita de duas conexões elétricas separadas;
- O alinhamento do feixe de luz emissor-receptor torna-se muito importante;
- Não detecta objetos completamente transparentes.
Análise e Especificação de Diodos
O DIODO IDEAL
- Dispositivo não linear de dois terminais
- Descrição do dispositivo
- Simbologia e nomenclatura
- Características i x v e regiões de operação
-
...