Eletrização
Resenha: Eletrização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Diegoalves • 10/9/2013 • Resenha • 828 Palavras (4 Páginas) • 507 Visualizações
Ao encostar os bastões no eletroscópio de folhas o que acontece com as mesmas o porque?
Introdução Teórica:
A carga elétrica é considerada como sendo uma prorpriedade que se manifesta em algumas das chamadas partículas elementares; por exemplo, nos prótons e elétrons.
Os prótons e elétrons são os portadores do que denominamos carga elétrica, mas esta propriedade não se manifesta exatamente da mesma forma nessas partículas; convencionou-se, então, a chamar a carga elétrica dos prótons de positiva (+) e a dos elétrons de negativa (-).
Experiências realizadas no transcorrer do início do século XX, notadamente por Millikan, permitiram verificar que prótons e elétrons apresentam cargas elétricas de mesmo valor absoluto e que a quantidade de carga apresentada por ambos corresponde à menor quantidade de carga que uma pertícula pode ter; a este valor chamamos de carga elementar e representa-se por e.
O valor desta carga e no SI - Sistema Internacional - é dado por 1,6• 10-19 coulomb.
Objetivo:
Eletrização de um corpo: Se em um corpo o numero de prótons for igual ao número de elétrons, dizemos que ele está neutro. Quando um corpo apresenta uma falta ou um excesso de elétrons, ele adquire uma carga elétrica 'Q', que é sempre um número inteiro 'n' de elétrons, de modo que: Q= n . e
Portanto um corpo eletrizado pode estar: eletrizado positivamente: falta de elétrons
Q = + n . e
Eletrizado negativamente: excesso de elétrons
Q = - n . e
Eletrização por atrito:
Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para outro.Nesse caso diz-se q houve uma eletrização por atrito.
Ex: Esfregar um bastão de vidro em um pedaço de lã.
"NA ELETRIZAÇÃO POR ATRITO, DOIS CORPOS FICAM CARREGADOS DE CARGAS IGUAIS PORÉM DE SINAIS DIFERENTES"
A eletrização de um condutor neutro pode ocorrer por simples aproximação de um outro corpo eletrizado, sem que haja contato entre eles. Imagine um condutor inicialmente neutro e um bastão eletrizado negativamente: Quando aproximamos o bastão eletrizado do corpo neutro as cargas negativas repelem os elétrons livre do corpo neutro para posições as mais afastadas possíveis.
Desta forma, o copo fica com falta de elétrons numa extremidade e com excesso de elétrons na outra.
Os fenômenos de separação de cargas num condutor pela aproximação de um corpo eletrizado é denominado pela indução eletrostática.
Material Utilizado:
- Suporte de haste metálica
- Fio de nylon
- Bolinha de Alumínio
- Bastões de diferentes materiais |
- Tecidos de materiais diversos
- Eletroscópio de folhas
Metodologia: Procedimento Experimental n°1
1°Passo: Montar o eletroscópio de pêndulo.
2°Passo: Pegar o fio de nylon e amarra – ló na haste metálico.
3°Passo: Na extremidade do fio de nylon colocar uma bolinha de alumínio de 10mm.
4°Passo: Friccionar com energia o canudo de plástico com papel toalha e aproxima – ló de pêndulo e observar o que acontece.
5°Passo: Repetir o processo com os outros bastões e o mesmo papel toalha aproximar os mesmo do eletroscópio e observar o que acontece.
Procedimento Experimental
...