Filosofia e Sociologia aplicada à Saúde
Por: Valney José • 16/3/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 761 Palavras (4 Páginas) • 700 Visualizações
Disciplina: Filosofia e Sociologia aplicada à Saúde | Tarefa: Atividade 1 (Portfólio) | |
RA | Turma: | |
Parecer do Tutor: |
Atividade do Portfólio: Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões. Baseado na leitura dos artigos e reflexão sobre as palestras selecionadas faça um texto de até três páginas respondendo às perguntas a seguir:
- Defina o conceito de Saúde
- O que é uma política pública em saúde?
- Por que é importante inserir a dimensão de gênero em uma política pública em saúde?
O Brasil hoje é considerado um estado democrático de direito, em outras palavras, um estado que não só guia as suas ações e responsabilidades com base na democracia, mas também pela igualdade de direitos. Logo somos todos iguais em direitos, responsabilidades e oportunidades.
A saúde brasileira tem a responsabilidade do Estado e é de direitos de todos. Entre debates relacionados à esse direito e ao acesso para a garantia da saúde, não podemos negar que existe um processo de aperfeiçoamento do modo de garantir melhores condições de vida e meios para evitar os agravos à saúde.
O conceito de saúde reflete a circunstância social, política e cultural, ou seja, ela não representa a mesma coisa para todos. Percebe-se isso, na história, onde cada povo, cultura, concepção religiosa e valores individuais representava para cada um.
E o conceito varia tanto para a saúde quanto para a doença. Com a criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU), foi universalizado o conceito de saúde como “o estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”.
O sistema de saúde deve estar inteiramente integrado no processo de desenvolvimento social e econômico do país.
A compreensão de que as dimensões raciais, de gênero, orientação sexual, territorial. condições socioeconômicas, entre outras, podem determinar o modo de “nascer, viver, adoecer e morrer” de diferentes povos e grupos sociais, é uma realidade no planejamento e na execução das políticas públicas.
As políticas públicas podem ser definidas como respostas do Estado a problemas que surgem na sociedade, ou seja, são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais) com a participação da sociedade, através de Conselhos e Conferências. Tem por função definir a resposta do Estado às necessidades de saúde da população, visando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. Correspondem a direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 - Art. 196: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”.
...