HIPERTENSÃO
Por: ALRAK3635 • 13/9/2016 • Projeto de pesquisa • 6.636 Palavras (27 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ANA KARLA TORRES GOMES
EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINATICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS.
João Pessoa-PB
2016
ANA KARLA TORRES GOMES
EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINATICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS.
[pic 2]
Orientadora. Drª Silvana Nóbrega
João Pessoa-PB
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 06
OBJETIVOS 08
Objetivo Primário 08
Objetivos Secundários 08
HIPÓTESES 09
JUSTIFICATIVA 10
PROBLEMÁTICA 10
METÓDOS 11
CARACTERIZAÇÕES DA PESQUISA 11
UNIVERSO E AMOSTRA 11
CRITÉRIOS DE INCLUSÃO 11
CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO 12
LOCAL DA AMOSTRA......................................................................................12
INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS 12
ÉTICA DA PESQUISA 13
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 13
TESTES E PROTOCOLOS 15
PRESSÃO ARTERIAL (PA) 15
FREQUÊNCIA CARDÍACA (FC) 16
ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC)... ..17
QUESTIONÁRIO ANAMNESE...........................................................................17
TRATAMENTO ESTATÍSTICO 18
DESFECHO PRIMÁRIO 18
RISCOS DA PESQUISA 18
BENEFÍCIOS DA PESQUISA 18
CRONOGRAMA 19
ORÇAMENTO 19
REFERÊNCIAS........................................................................................... .....20
DESENHO DA PESQUISA
O projeto de pesquisa recebeu a titulação de EFEITO AGUDO DE UMA SESSÃO DE HIDROGINÁSTICA E CAMINHADA NOS NÍVEIS PRESSÓRICOS DE PESSOAS HIPERTENSAS. Trata-se de uma pesquisa apoiada na metodologia descritiva de corte transversal. A amostra será composta por 30 indivíduos divididos em 02 grupos - 15 participantes no (GH) Grupo da hidroginástica e 15 participantes no (GC) Grupo da caminhada, com faixa etária de idade acima de 40 a 70 anos, do sexo feminino e masculino, que praticam hidroginástica e caminhada a pelo menos seis meses ininterruptos. A pesquisa será realizada com alunos do programa de Extensão do Unipê. Para análise dos dados será utilizado estatística descritiva (média e desvio padrão), elaborando tabelas de frequência e gráficos para apresentação dos dados.
RESUMO
Este estudo objetiva analisar se exercício físico age como coadjuvante no controle da PA, sabendo-se que a PA é umas das doenças mais prevalentes no mundo, onde o número de hipertensos tem aumentado progressivamente devido a fatores como obesidade, o estresse, sedentarismo, maus hábitos alimentares. observando o comportamento da pressão arterial e frequência cardíaca de indivíduos hipertensos durante uma sessão de hidroginástica e caminhada. MÉTODOS: A análise da amostra será realizada em 30 indivíduos - 15 hidroginástica e 15 caminhada, dos sexos feminino e masculino, na faixa etária de 40 a 70 anos, participantes do Projeto de Extensão do Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, localizados na cidade de João Pessoa. O tipo de pesquisa será descritiva quantitativa de corte transversal, os instrumentos utilizados na coleta de dados serão um questionário de anamnese com dados sobre a condição geral de saúde e dados antropométricos de peso, estatura, para cálculo de índice de massa corporal (IMC), frequência cardíaca (FC) por meio do frequencímetro Polar (FT7, Finlândia), e a aferição da pressão arterial (PA) por meio do aparelho Microlife BP 3 BTOA digital.
Palavras chaves: Pressão Arterial. Frequência Cardíaca. Exercício Físico
INTRODUÇÃO
É notório que o estilo de vida de uma pessoa, tem efeito direto com as questões que envolvem os processos de saúde/doença. A prática de atividade física regular congregada com uma alimentação saudável, além de melhorar a autoestima previne doenças e promove um melhor desempenho de suas funções corporais, influenciando na sociabilidade do individuo (TROMMER, 2011).
Observa-se que as pessoas são motivadas a prática de atividade física por diferentes razões, sendo elas, necessidades físicas e psicológicas; redução de riscos de doenças cardiovasculares entre outras. Logo, com prática obtém melhora da capacidade física e autoestima, socialização, controle de peso, redução do estresse e depressão entre outros fatores positivos decorrentes da atividade física (SAMULSK, 2009). No tocante as doenças cardiovasculares a Sociedade Brasileira de Hipertesão alude que, trata-se de uma doença crônica, à qual ,sofre grande parte da população do Brasil na atualidade, sendo de caráter silenciosa, mas que pode trazer para às pessoas sérias e graves complicações, senão cuidada. Constata-se que cerca de 33% das mortes envolvidas por doenças crônicas, estão relacionadas ao estilo de vida de cada um, tanto no que concerne a alimentação como a prática de exercícios físicos. Haja vista que com o passar do tempo, às pessoas tem se tornado cada vez mais sedentárias, e por isso, adquirem facilmente problemas como diabetes, hipertensão arterial dentre outras (SBH, 2010).
...