Neuroanatomia
Por: marcusmanso • 27/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.218 Palavras (5 Páginas) • 559 Visualizações
1). Cite os músculos que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo.
R: Oblíquo externo: Age na flexão e na movimentação do tronco, ocasionando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal.
Oblíquo interno: Sua ação, assim como do externo refere-se à proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Reto: Atua na flexão do tronco dando proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Transverso: Sua ação está relacionada com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
2). Cite a ação do músculo diafragma na respiração.
Durante a inspiração o diafragma, juntamente com os músculos intercostais, se contrai fazendo com que o diafragma desça e as costelas subam, ocasionando um aumento na caixa torácica, forçando a entrada de ar nos pulmões. E durante a expiração ocorre o inverso, que é quando o diafragma e os músculos intercostais relaxam. O diafragma sobe abaixando as costelas, fazendo com que haja diminuição do espaço na caixa torácica, consequentemente forçando a saída do ar.
3). Cite a ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração.
Durante a inspiração os músculos intercostais contraem-se fazendo com que as costelas subam e o diafragma desça, ocasionando assim um aumento na caixa torácica, forçando a entrada de ar. Na expiração ocorre o contrário, os músculos intercostais relaxam fazendo com que as costelas desçam e o diafragma suba, ocasionando uma diminuição no tamanho da caixa torácica, forçando a saída do ar.
4). Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen).
Os músculos acessórios principais do pescoço são o esternocleidomastóideo e os escalenos anterior, médio e inferior. Os músculos abdominais são o reto abdominal, os oblíquos externo e interno, e o transverso abdominal.
5). Cite a ação dos músculos do dorso.
Trapézio: Elevação e adução da escápula.
Levantador da escápula: Eleva o ângulo superior da escápula, puxa o pescoço lateralmente quando a escápula está fixada.
Rombóide maior: Adução da escápula.
Rombóide menor: Adução e levantamento da escápula.
Serrátil anterior: Abdução da escápula, fixando-a junto ao corpo e auxílio na inspiração elevando as costelas.
Grande dorsal: Adução, extensão e rotação medial do braço.
Serrátil posterior superior: Elevação da 2 ª a 5ª costelas auxiliando na inspiração.
Serrátil posterior inferior: Abaixa as 3 ultimas costelas auxiliando na expiração.
6). Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.
O sistema nervoso é anatomicamente composto pelo cérebro, medula espinhal, cerebelo, tronco encefálico e as meninges (dura-máter, pia-máter e aracnoide) que são as membranas que revestem o sistema nervoso central.
Referente a funcionalidade do sistema nervoso, classificamos da seguinte forma:
Sistema nervoso somático que corresponde a porção do sistema nervoso responsável por relacionar o indivíduo com o meio externo. Possui um componente aferente do sistema nervoso somático que envia aos centros nervosos os impulsos que são advindos dos receptores periféricos, informando a estes centros sobre o que ocorre no meio ambiente. A parte eferente do sistema nervoso somático conduz aos músculos esqueléticos a direção dos centros nervosos, resultando de movimentos que levam a uma maior associação com o meio externo.
Sistema nervoso visceral ou da vida vegetativa que corresponde a porção do sistema nervoso responsável por relacionar o indivíduo com o meio interno. Possui um componente aferente ou sensitivo: que se relaciona com a inervação das estruturas viscerais. Sua importância está na integração da atividade das vísceras em relação à preservação da obstinação do meio interno, onde mantém homeostase.
7). Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.
Ao visualizarmos um corte do encéfalo, podemos observar áreas claras e escuras, que são denominadas de substância branca e substância cinzenta. A substância branca é constituída, principalmente, de fibras nervosas mielínicas e a substância cinzenta de corpos neuronais.
8). O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?
Os neurônios são células nervosas, cuja função é conduzir os impulsos nervosos. Os neurônios são compostos por três partes principais que são respectivamente dendritos (parte receptora do neurônio), corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (que transportam o impulso nervoso de um neurônio para outro, ou de um neurônio para uma glândula/fibra muscular).
9). Defina nervos e gânglio nervoso.
Nervos são os cordões esbranquiçados compostos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo, cuja função é levar ou trazer impulsos ao sistema nervoso central.
Gânglios são os acúmulos de corpos celulares que ocorrem fora do sistema nervoso central.
10). Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo vestíbulo coclear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par),
...