O Portfólio Futebol
Por: Fernando Filho • 7/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.291 Palavras (6 Páginas) • 929 Visualizações
FERNANDO DO VALLE FILHO
8043341
Educação Física Bacharelado
PORTFÓLIO
Perguntas e respostas sobre as unidades 1 e 2 da obra Futebol e Futsal
Professor/Tutor a distância: Marcel Frezza Pisa
[pic 1]
Blumenau
2017
FERNANDO DO VALLE FILHO
8043341
PORTFÓLIO
Portfólio apresentado ao professor Marcel Frezza Pisa, da disciplina de Esportes Coletivos- Futebol e Voleibol, como requisito parcial para obtenção da média semestral do curso de Educação Física Bacharelado á distância.
Blumenau
2017
SUMÁRIO:
Descrição da atividade .................................................................................... 4
Respostas......................................................................................................... 5
Referências Bibliográficas................................................................................. 9
- Com base nas leituras realizadas das Unidades 1 e 2 da obra Futebol e Futsal, responda ás questões a seguir:
1) Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.
2) A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.
3) Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?
4) Você concorda com a informação que o futebol foi utilizado como arma política, a política do “pão e circo”? Explique sua resposta.
5) Qual a importância da profissionalização do futebol, na década de 30, para o futebol brasileiro?
Respostas:
1)
O futebol-ou o protótipo dele- nasceu na segunda metade do Século 19, a prática do futebol estava presente em diversos povos ao redor do mundo, Japão, China, Grécia, França, Itália e Inglaterra podem ser considerados como os países pioneiros, este esporte nasce a partir da evolução dos jogos com bola. No Japão, o objetivo do jogo era simplesmente dominar a bola e praticava-se entre os povos mais nobres, chegando ao restante da população somente depois. Já na China, havia 3 ‘’modalidades’’ da prática do futebol, na primeira envolvendo malabarismo, na segunda, eram duas equipes que tinham o objetivo de não deixar a bola tocar no solo e por último as equipes tinham que passar a bola por dentro de alvos, este conjunto de modalidades era conhecido como Tsutchu –golpe na bola com os pés-. Partindo para a Europa, mais especificamente para a Grécia, o nome do jogo era epyskiros, algo muito popular na época, mas não fazia parte dos jogos olímpicos, o vencedor do jogo era a equipe que passasse com a bola, uma linha que marcava as extremidades do campo-assim como é feito no futebol americano atualmente, porém com os pés-. Na Itália, era dominado harpastum, algo muito semelhante ao jogo que era praticado pelos gregos, isto logo após a invasão de Roma ao território grego, apropriando-se assim ao jogo, o exército romano foi responsável- graças a conquistas de terras- por disseminar o esporte pelo norte europeu. O apoio da nobreza foi fundamental para o jogo dos franceses-Soule-, onde o objetivo era passar a bola no meio de dois balões. A parte inglesa da história do futebol é contraditória, pois alguns historiadores constam que devido aos quatro séculos de domínio dos romanos que os ingleses conheceram o harpastum, já outros, afirmam que na Inglaterra já havia o futebol com características inglesas e, também por que os ingleses afirmam ser os inventores do futebol contemporâneo. O futebol passou por um momento bastante violento no seu nascimento como esporte, havendo até perseguições pelas autoridades, como ocorreu na Itália, porém, após chegar as escolas a violência diminuiu e tornou-se obrigatório a presença do futebol nos recreios.
Após o esporte alcançar grande popularidade, observou-se que era necessário implantar regras para ocorrer disputas entre os países, os ingleses resolveram institucionalizar regras de comportamento desportivo, número de jogadores, tamanho do campo e gestos que poderiam ser usados durante o jogo, por isso a Inglaterra assumiu o posto de inventores do futebol. Em Londres no ano de 1863, onze escolas decidiram criar a base de regras para comandar o futebol entre essas regras estava a realização do jogo limpo, conhecido também como Fair Play, para que a violência fosse extinguida do futebol, fundando então a Football Association. A padronização das regras a nível mundial só foi dada a partida no inicio do século 20, com a existência de várias federações nacionais, e em 1904 surgiu a FIFA, órgão que regeria- e rege até hoje- o futebol no mundo, porém a falta de credibilidade da entidade fez com que apenas em 1930 conseguisse realizar um campeonato mundial de seleções.
...