O Portfólio de Neuroanatomia
Por: Regis marlon • 6/6/2020 • Trabalho acadêmico • 2.461 Palavras (10 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 2]
Curso de Graduação em Educação Física
Itamar Donizetti de Moura
8086550
Portfólio de Neuroanatomia
Atividade referente à disciplina Neuroanatomia, do curso de Educação Física, sob orientação do Prof. Edson Donizetti Verri, para a obtenção da nota da atividade.
Juiz de Fora
2020
Descrição da atividade
Fundamentado no estudo das leituras indicadas, responda as questões a seguir:
1) Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso.
O sistema nervoso se divide anatomicamente em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC consiste no encéfalo e na medula espinhal, ambos são recobertos pelas meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter) e se encontram no crânio e eixo central do corpo humano (coluna vertebral), respectivamente. O SNP consiste nos nervos, gânglios e terminações nervosas que se encontram espalhados pelo corpo, responsáveis por receber as informações que serão enviadas para o SNC e receber os estímulos resposta.
Funcionalmente o sistema nervoso se divide em Somático e Autonômicos. O Somático consiste nas regiões do sistema nervoso responsáveis por respostas voluntárias e atividades voluntárias do corpo. Já o Autonômico responsável pelas respostas involuntárias, viscerais do corpo, como aumento da pressão e da frequência cardíaca, assim como a respiração e divide-se em simpático e parassimpático.
2) Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso.
O encéfalo tem em sua camada mais externa formada por corpos celulares de neurônios, a região encefálica mais internos tem a cor branca contém fibras nervosas (dentritos e axônios). Há um revestimento nas fibras de cor branca que se deve a bainha de mielina.
Na medula espinhal, as substâncias brancas e cinzentas são “invertidas” em relação ao encéfalo sendo a camada cinzenta interna e a branca externa.
3) O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção?
Neurônios são células nervosas que formam diversas partes do corpo, como medula espinha, nervos, gânglios, cérebro e outras. São compostos por :corpo celular, axônio e detrito.
Os axônios são prolongações das células nervosas que levam informações para outros neurônios. Os detritos são as partes escuras que recebem essa informação. O corpo celular tem a função de manter a célula nervosa viva. Os dentritos, células em estrela e outras células leucocitárias são as células de sustentação e proteção
4) Defina nervos, gânglio nervoso, núcleos nervosos e tratos nervosos.
Nervos são cordões esbranquiçados formados por fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo. Se dividem em nervos cranianos e nervos espinhais. Tem como função levar ou conduzir impulsos nervosos.
Os gânglios são agrupamentos de neurônios, de corpos de neurônios, no SPN. Existem diversos tipos de gânglios entre eles: sensitivos e motores. Os sensitivos são divididos em: cranioespinhal, autônomo e parassimpático.
Os núcleos são aglomerados de corpos de neurônios no SNC (os gânglios estão no SPN e os núcleos no SNC).
Tratos são vias encontradas no cérebro e na medula espinhal, são formados por neurônios que fazem sinapse com os outros, e esses podem ser classificados como de primeira ordem, segunda ordem ou terceira ordem conforme sua ordem e localização dentro do trato.
5) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo olfatório (I par), nervo optico (II par), nervo oculomotor (III par), nervo troclear (IV par), nervo trigêmeo (V par) e nervo abducente (VI par).
Nervo olfatório (I par): é um nervo aferente somático especial que inerva a mucosa olfatória na cavidade nasal. Tem a função de transportar o cheiro até o cérebro.
Nervo óptico (II par): é um nervo aferente somático especial que inerva a retina do olho e traz informação visual ao cérebro.
Nervo oculomotor (III par): é um nervo eferente motor tanto somático quanto visceral. Ou seja, tem dois núcleos e contém dois tipos de fibras eferentes. Como seu nome sugere, o nervo oculomotor é o principal nervo motor que inerva o olho. Ele se origina do mesencéfalo e deixa o crânio através da fissura orbital (orbitária) superior, para entrar na órbita, onde ele vai permitir a movimentação dos olhos, a constrição da pupila (miose) e a acomodação do cristalino.
Nervo troclear (IV par): é um nervo motor somático geral. Tem origem no mesencéfalo e entra na órbita através da fissura orbital (orbitária) superior. O troclear inerva um músculo ocular, tendo função na movimentação ocular.
Nervo trigêmeo (V par): é um nervo misto, que contém fibras viscerais especiais e fibras somáticas gerais. Estas se originam do tronco cerebral, formando o gânglio trigeminal, próximo ao ápice da parte petrosa do osso temporal. O nervo trigêmeo se divide em três ramos: nervo oftálmico (NC V1), nervo maxilar (NC V2) e nervo mandibular (NC V3). Cada um deles deixa o crânio por uma abertura diferente: o oftálmico sai através da fissura orbital (orbitária) superior, o maxilar através do forame (buraco) redondo e o mandibular se exterioriza através do forame (buraco) oval.
Nervo abducente (VI par): é um nervo eferente somático geral, que inerva o músculo reto lateral (extraocular). Ele se origina do tronco encefálico e sai do crânio através da fissura orbital (orbitária) superior. O nervo abducente é muito importante para o movimento ocular e uma anomalia ligada a ele é o estrabismo.
6) Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo Vestibulococlear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par) e nervo hipoglosso (XII par).
Nervo facial (VII par): é um nervo multimodal, que contém tanto fibras gerais como especiais. Ele se origina do tronco encefálico como duas divisões separadas: uma raiz primária maior carregando fibras motoras e um nervo intermediário menor carregando fibras sensoriais e parassimpáticas. As duas divisões deixam a cavidade craniana através do meato acústico interno e depois seguem pelo canal facial. Aqui elas se juntam, formando o nervo facial propriamente dito, e juntas, deixam o crânio através do forame (buraco) estilomastoideo. Quando o nervo facial chega até a face, ele tem várias funções, como expressão facial, secreção de glândulas e sensação de tato.
...