PROJETO VIVER BEM É VIVER SAUDÁVEL
Por: AURELIOEDFPSICO • 7/8/2022 • Trabalho acadêmico • 1.262 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
PROJETO VIVER BEM É VIVER SAUDÁVEL
PROPONENTE: Marcos Aurélio Da Silva Araújo (Licenciado e Bacharelando em Ed. Física). Registrado no Conselho de Classe (CREF) com o número 005147-G/PI
PÚBLICO ALVO: Crianças, adolescentes (12 à 18 anos) e adultos que necessitam melhorar sua qualidade de vida. realizar exercícios físicos.
TOTAL DE VAGAS: em aberto
RESUMO
Este projeto visa proporcionar aos participantes uma melhoria na qualidade de vida através de exercícios e atividades físicas nas seguintes modalidades: Treinamento Funcional. Através da realização deste, propõem-se a melhora na qualidade de vida e a longevidade dos participantes com exercícios físicos regulares e orientados, que podem melhorar os aspectos físicos, sociais e psicológicos do indivíduo. Sabe-se que a prática de exercícios físicos regulares e orientado, bem como uma boa alimentação (balanceada e equilibrada), além é claro de controle de estresse e repouso adequado pode-se melhorar as capacidades físicas relacionadas à saúde.
Uma vida ativamente saudável está relacionada a exercícios físicos para se manter a capacidade funcional do corpo. As aulas de treinamento funcional serão realizadas no Dojô Bukan e Academia Boa Forma, poderão ser usados ainda espaços públicos como praças e academias de saúde instalada em diversos bairros da cidade. O número de turmas disponíveis, bem como a quantidade vagas disponíveis por turmas serão abordadas posteriormente. As prioridades de participação serão para pessoas de 12 à 60 anos.
JUSTIFICATIVA
É notório que o estilo de vida adotado pela maioria das pessoas atualmente fez com que o sedentarismo tenha aumentado e contribuindo assim para uma piora na qualidade de vida das pessoas. Esse estilo de vida faz com que as pessoas gastem menos energia devido à automação das tarefas e aparelhos. Com a vida cada vez mais corrida, as pessoas têm dificuldade de encontrar tempo para realizar atividades físicas e exercícios físicos. Sabe-se também que esse comportamento combinado com uma dieta inadequada, altos níveis de estresse e uma má qualidade de repouso/sono, potencializa o desenvolvimento de diversas doenças,
Muitas pessoas também não conseguem frequentar uma academia particular para realização de exercícios físicos monitorados e com auxílio de um profissional. Esse quadro agrava ainda mais a situação da saúde das pessoas.
Além das premissas citadas acima, existem a falta de consciência e conhecimento das pessoas em relação à importância da realização de atividades e exercícios físicos regulares.
Com o avanço da pandemia Covid -19, devido ao isolamento social, muitas pessoas não praticaram atividades e exercícios físicos em casa. Além disso, acabaram se isolando e criando barreiras de relacionamento com outras pessoas.
Levando em consideração tudo o que já foi citado, o projeto objetiva contribuir para a melhoria da saúde das pessoas, para a diminuição do sedentarismo, para a conscientização da importância da prática física e para o incentivo da interação social entre as pessoas.
OBJETIVOS
Ofertar a população do município de Água Branca, opções de prevenção de doenças, proporcionando o incentivo e a estimulação prática de atividades e exercícios físicos, através do Treinamento Funcional, como meio eficaz de promover uma boa qualidade de vida.
Dentre os principais objetivos gerais estão:
- Implantar o Projeto Viver bem é viver saudável no município de Água Branca;
- Favorecer a melhora na qualidade de vida dos beneficiários do projeto;
- Promover a interação social
- Diminuir o sedentarismo dos participantes;
- Desenvolver a consciência da importância da prática de exercícios físicos;
- Resgatar a aptidão pessoal do indivíduo de exercitar-se;
Dentre os principais objetivos específicos estão:
- Reduzir a obesidade e sobrepeso;
- Desenvolver padrões de movimentos primários;
- Desenvolver os fundamentos dos movimentos básicos; avançados.
- Desenvolvimento da consciência corporal;
- Aprimoramento da postura;
- Desenvolver habilidades biomotoras fundamentais;
METODOLOGIA E PLANO DE TRABALHO
O projeto proposto será executado primeiramente através de um questionário e avaliação física para os participantes, contendo algumas questões que investigarão os seguintes parâmetros físicos e pessoais: identificação, peso corporal, % de gordura, flexibilidade, resistência cardiopulmonar, atividade física, sexo, faixa etária, e informações relacionadas à saúde. Através desta correlação de dados, permitirá que o profissional de Educação Física construa um programa que se ajuste as necessidades de cada um e, a partir daí, planejar os exercícios e as práticas a serem desenvolvidas.
Matrículas, Vagas e Treinos
Campanha de divulgação do projeto e de matrículas: 1ª semana do projeto e se repete a cada 6 meses
- Divulgação em rádio, carro de som (se disponível) e na internet sobre o projeto com informações de local, dia e horários para a realização das matrículas;
- Prazo: uma semana
- Carga horária: 40hs
Matrícula e organização das turmas: 2ª semana do projeto e se repete a cada 6 meses
- Na semana seguinte à divulgação, será realizada a matrícula dos interessados e a organização das turmas;
- Prazo: uma semana
- Carga horária: 40hs
As matrículas serão realizadas após a divulgação, de preferência no Dojô Bukan e Academia Boa Forma. Após o preenchimento das vagas, se dará o início das aulas e dos treinos.
Após a realização das matrículas será agendada e realizada uma reunião com os participantes para explicar o funcionamento do projeto.
...