Pilates: corpo sem musculação
Resenha: Pilates: corpo sem musculação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Yanazinha • 31/10/2014 • Resenha • 392 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
Pilates: corpo malhado sem musculação
Respire e solte todo o ar, sentindo seu abdômen encolher ao máximo — como se o umbigo fosse colar nas costas — e as costelas fechando em direção ao centro. Sua barriga fica retinha, a cintura afina. Pena que dure só até a próxima respiração! Você pode, po¬rém, preservar esse momento mágico para sempre ao praticar o pilates, um método de condicionamento fí¬sico criado na Alemanha na década de 20. Seja nos aparelhos inventados por Joseph Pilates — estrutu¬ras de madeira e metal, com molas e tiras de couro — como nos movimentos feitos no chão — técnica conhecida por mat pilates —, os músculos são traba¬lhados duplamente, ou seja, são tonificados e alonga¬dos ao mesmo tempo, mas dentro do limite de cada praticante. (...)
Tanto em aparelhos como no solo, o pilates é uma ginástica livre de impacto e que respeita a indi-vidualidade. (...) No solo, os exercícios exigem ainda mais do praticante, que tem de controlar sozinho o seu corpo. (...) Por dar ênfase à correção postural e ao bom alinhamento das articulações, o método é indi¬cado também para o tratamento de lesões na coluna, joelhos e ombros, entre outras. (...)
A base do método é o centro de força, composto principalmente pelos músculos do abdômen, da re-gião lombar, dos quadris e dos glúteos. O centro de força permanece contraído, dando sustentação para movimentação solta, fluida, das pernas e braços. (...)
Segundo Pilates, que estudou técnicas orientais como a ioga para desenvolver seu método, o centro de força controla não só os movimentos do corpo como as emoções. (...) Outro fator que interfere no bem-estar é o controle da respiração, fundamental para manter a postura durante os exercícios.
Visionário e autodidata, Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, com vários problemas de saúde, entre eles o raquitismo. Inconformado com sua condição física, passou a pesquisar técnicas de ginástica para desenvolver seu corpo. Os estudos levaram à criação de seu método, uma mescla de técnicas orientais, que privilegiam o alongamento, a concentração e a inte¬riorização, e ocidentais, que enfatizam a construção de músculos. (...) Quando morreu, em 1968, cinco discípulos levaram o método para outras cidades dos EUA. A técnica, porém, só se popularizou nos anos 90, quando as pessoas passaram a procurar um traba¬lho diferenciado de corpo, que propiciasse resultados estéticos, mas não prejudicasse a saúde.
...