Plano de Aula - Treinamento Funcional
Por: Teteco15 • 11/9/2018 • Trabalho acadêmico • 599 Palavras (3 Páginas) • 6.666 Visualizações
[pic 1]
Ginástica de Academia.
Portfólio 1 – 10ª semana de estudos
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: Ginástica de Academia, ministrado pelo professor Jander Gonçalves Rolo.
MAGNO MARCELO DO NASCIMENTO
8040932
ANDRELÂNDIA - MG
2018
Plano de Aula
Treinamento Funcional
Objetivo da Aula: trabalhar coordenação motora, acoplamento, lateralidade, trabalho de resistência muscular e aeróbico.
Público:
Material: Halteres de diferentes pesos, step, colchonetes, anilhas de diferentes pesos, TRX, pneu (o pneu deve ser maior e mais resistente para segurança do aluno), banco de supino, esteira.
Duração: 1 hora
F.C.: de 60 a 75%
Aquecimento
- Começar caminhando
- Iniciar corrida leve (dependendo do espaço para a prática da atividade de 3 a 4 voltas);
- Passada lateral, de 3 a 4 vezes;
- Corrida estacionaria
- Aquecimento inteligente- em duplas frente ao outro, corrida estacionária, no momento em que todos estiverem executando a corrida o instrutor dá o comando, pode-se usar números pares para saltos e ímpares para tocarem a mão ao solo.
- Iniciar alongamentos de membros inferiores e superiores
Tempo de Duração: 10 minutos
Parte Principal/ Desenvolvimento
Exercícios realizados em circuito, respeitando a ordem imposta com 45 segundos de exercício e 15 segundos de descanso.
Exercício 1:
Avanço- Executando o movimento anteroposterior e segurando anilhas, este exercício. Trabalho de resistência nos membros inferiores, fortalecimento do core, equilíbrio.
Exercício 2:
Desenvolvimento subindo no step/degrau: ao subir no step/degrau, o aluno deverá apoiar apenas um dos pés no step/degrau e realizar o movimento do desenvolvimento (com halteres), ao recomeçar o movimento o aluno deverá alternar o pé. Trabalha coordenação motora, acoplamento, lateralidade e resistência muscular.
Exercício 3:
Escalada: Em posição de prancha, o aluno realiza a corrida estacionaria. Este exercício pode ser adaptado caso o aluno sinta um grande esforço físico colocando um pneu ou step, ou até mesmo mudando para corrida estacionária no solo ou no Jump caso deseje diminuir o impacto. Trabalho de resistência muscular do abdome e membros inferiores, no caso da escalada, se optar pela corrida estacionaria o trabalho de resistência muscular diminui em relação a escalada e aumenta o trabalho aeróbico.
Exercício 4:
Agachamento sumo- pode utilizar anilhas, ou halteres para aumentar a resistência e intensidade do exercício; Resistência muscular de membros inferiores;
Exercício 5:
Remada neutra no TRX- pode-se utilizar um degrau para apoiar o pé e aumentar a resistência e intensidade do exercício;
Exercício 6:
Polichinelo no Pneu: o aluno deve começar dentro do círculo do pneu, e executar o movimento de polichinelo sobre o mesmo, caso não consiga o exercício pode ser adaptado, fazendo com que ele suba com os pés alternadamente e alternando a lateralidade;
...