TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula de Futebol

Por:   •  9/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.419 Palavras (6 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

NAIARA VEIGA DE OLIVEIRA - 8010375

Atividade de Portfólio 

CURITIBA
2016

NAIARA VEIGA DE OLIVEIRA - 8010375  

 Atividade do Portfólio

Trabalho apresentado ao Professor Esp. Marcel Frezza Pisa como parte das exigências do Ciclo 2 da disciplina Esportes Coletivos: Basquete e Handebol do curso de Bacharelado  em Educação Física à Distancia.

CURITIBA

2016

Questões

QUESTÃO 1:

O processo de nascimento do futebol se iniciou na segunda metade do século XIX a partir de diversos jogos e atividades realizadas com uma bola, variando conforme o lugar e as condições da população, sendo assim, não tendo como apontar o início exato do futebol.

Um de seus possíveis percursores foi Tsutchu criado por Yang-Tsé na China cerca de 2.300 anos atrás, como apontado por historiadores. O jogo consistia em 3 modalidades sendo a primeira basicamente um malabarismo de uma pessoa só; a segunda trata-se de das equipes tentando transpor uma bola por uma rede; a terceira possui algo parecido com o gol por onde deveria ser atirada a bola

No Japão o jogo com bola chamado Kemari cerca de 600 anos após o surgimento do Tsutchu, porém com objetivos mais ritualísticos do que competitivos, sendo inclusive praticado entre os nobres.

Na Grécia os jogos com bola eram bastante populares, apesar de não estarem presentes nos jogos olímpicos por durante 12 séculos sendo mais tarde incorporado pelo Império Romano como harpastum sendo então difundido por toda a Europa, principalmente Inglaterra e França que o introduziram em sua própria cultura.

Na Inglaterra do século 12 em diante, era comum a prática do ludus pilae, onde um grande número de pessoas eram dividos em dois grupos e disputavam uma bola. Esses jogos eram bastante violentos e eram comuns relatos de mortes ao final das partidas. Devida a violência acometida nos jogos, o rei Eduardo II em 1314 proibiu sua prática de modo que na idade média não passasse de um jogo combatido pelas autoridades. O oposto aconteceu na Itália que inclusive incentivou sua prática podendos ser os primeiros a criar um conjunto de regras para o esporte.

Na França, o futebol também recebeu apoio sendo denominado soule ou choule, outra provável variante do harpastum, cuja meta principal era passar uma bola por entre dois balões sendo menos violenta porém com grande número de jogadores.

A partir do século 19 o futebol passou a ser praticado nas escolas, o que gerou uma esportivização da prática diminuindo assim a violência das partidas. Aconselhada por um pedagogo, a rainha Vitória baniu a proibição do futebol para os britânicos, defendo a ideia de que assim os jovens canalizariam suas energias no esporte ao invés de práticas condenáveis como vícios e até mesmo para abafar ideias políticas que colocaria em risco o conservadorismo vitoriano.

Mais tarde então, ouve a necessidade da institucionalização do futebol, para que pudesse ser disputado entre nações com um mesmo padrão de regras. Isso deu aos britânicos o título de inventores do futebol.

Em 1848 o futebol moderno começou a ser criado quando, em uma conferência na Universidade de Cambridge, ficou decidida a proibição do uso de braços e pernas para jogares que não fossem goleiros. Mais tarde, em uma reunião com 11 clubes e escolas em Londres, foram criadas as regras de base para o esporte que conhecemos hoje fundada assim a Football Association. Metade dos integrantes concordaram e votaram pelas regras de Cambridge e a outra parte contrária desistiu do futebol e criou o Rugby.

A partir daí, ouve algumas poucas mudanças nas regras do futebol e clubes foram criados. Em 1904 foi criada a FIFA permitindo os torneios entre nações. Em 1930 conseguiram realizar a primeira competição internacional, onde, nesse ponto o futebol no Brasil já existia.

Conclui-se em breve relato a gênese do futebol e seus principais influentes.

QUESTÃO 2

Existem relatos de que jogos com bola já eram praticados no Brasil antes da chegada de Charles Miller em 1894, este que voltou da Inglaterra com uma bola e alguns uniformes, mas não há dúvidas de que os primeiros a jogar futebol no Brasil foram os marinheiros ingleses no litoral brasileiro.

Apesar de bastante elitista, o futebol foi bem aceito pelos brasileiros e já nos séculos 19 e 20 eram praticados por jovens da elite econômica de São Paulo e no Rio de Janeiro.

QUESTÃO 3

A afirmação está correta. Durante muito tempo, o futebol foi elitista e racista. Apesar do elitismo não ser mais presente no futebol atual, onde jovens de classe baixa conseguem ter uma vida econômica melhor através do esporte, ele continua racista e isso vem desde o fim da escravatura. Quando a escravidão foi abolida, os negros ficaram à mercê da sociedade, sendo desrespeitados e sem oportunidades de trabalhar ou ter uma vida digna. O futebol foi o primeiro a dar essa “brecha” de inclusão aos negros que com o tempo ganharam destaque nos jogos. Mas isso trouxe também insultos e humilhações com “negro sujo” por parte de outros jogadores e principalmente da torcida. Essas humilhações ainda estão presentes no futebol brasileiro, não com as mesmas palavras, porém com o mesmo peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (179.4 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com