Portfólio Bioquímica e Farmacologia
Por: elksondiego • 27/2/2019 • Projeto de pesquisa • 1.241 Palavras (5 Páginas) • 764 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Bioquímica e Farmacologia
ELKSON DIEGO SILVA OLIVEIRA
R.A.: 8051426
ARAPIRACA/AL
2018
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR
CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO
Bioquímica e Farmacologia
Atividade sobre: O pH, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Bioquímica e Farmacologia.
Aluno (a): Elkson Diego Silva Oliveira
R.A.: 8051426
Professor (a) /Tutor (a) a Distância: Marcio Henrique Gomes de Mello
ARAPIRACA/AL
2018
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHARELADO
Disciplina: Bioquímica e Farmacologia Tarefa: Atividade no Portfólio
Nome: Elkson Diego Silva Oliveira RA: 8051426 Turma: DGEFB1801MCOA4S
Parecer do Tutor:
Atividade do Portfólio: Objetivos • Compreender os conceitos e as características das biomoléculas. • Refletir sobre a relação entre as biomoléculas e o funcionamento das células. • Trabalhar o conceito e a importância do pH para as células.
Descrição da atividade Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir:
1. Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano.
As células estão constantemente sintetizando biomoléculas para manter sua constituição morfológica e seu funcionamento normal. Para que tudo funcione bem, as biomoléculas precisam estar em condições ótimas de pH e temperatura (JARDIM, SILVA, 2016).
As biomoléculas possuem estruturas químicas e espaciais que determinam seu comportamento e função que exerce dentro da célula, algumas das biomoléculas que são importantes para a organização e o funcionamento das células em qualquer ser vivo, são os aminoácidos, proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos (JARDIM, SILVA, 2016).
Dentre as biomoléculas acima citadas, temos as proteínas que são macromoléculas formadas a partir da polimerização de vários aminoácidos unidos através de ligações peptídicas, elas possuem sequências de aminoácidos altamente específicas, que caracterizam sua estrutura e função. Pequenas mudanças na sequência de aminoácidos de uma proteína podem alterar completamente sua estrutura e, consequentemente, sua função biológica (JARDIM, SILVA, 2016).
A estabilidade estrutural das proteínas depende das condições do meio onde ela se encontra. A modificação destas condições pode provocar mudanças na conformação espacial das proteínas, no entanto, sem modificar sua estrutura primária. Este fenômeno é chamado de desnaturação e pode ocorrer com qualquer proteína sob efeito de alterações nas condições de pH e temperatura; ação de substâncias químicas, como álcool, ácidos ou bases; ação de radiações, como o ultravioleta e os raios X. A desnaturação de uma proteína pode ser reversível quando as modificações são brandas, ou irreversível, quando as modificações são drásticas (LEHNINGER; NELSON; COX, 2006).
Um dos fatores cada vez mais reconhecido como sendo a pedra basilar para uma vida saudável é precisamente o equilíbrio ácido-base, também chamado de homeostase do pH. A manutenção de um pH estável é essencial, uma vez que, por exemplo, as atividades de quase todas as enzimas do nosso corpo – que desempenham um papel importante no metabolismo – são influenciadas pela concentração de H+. Portanto, variações da concentração de H+ podem alterar, praticamente, todo o funcionamento do nosso corpo (BOAVIDA, 2016).
De fato, quando observamos a vida na Terra, percebemos a importância do equilíbrio entre os ácidos e as bases e a sua influência na saúde dos seres vivos. Qualquer alteração deste equilíbrio, mesmo que pequena, pode ter consequências muito graves (BOAVIDA, 2016).
2. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
Segundo Boavida (2016), o símbolo pH significa o potencial de hidrogénio e indica se uma solução é ácida, neutra ou alcalina (básica). O valor do pH é determinado pela concentração de íons de hidrogénio (H+) numa solução e mede‑se numa escala que varia entre 0 a 14, sendo o 0 muito ácido, 7 neutro e 14 muito alcalino.
No corpo humano, o funcionamento normal das células depende
...