Projeto de intervenção - jogos populares - Ed. Fisica
Por: Taise Santos • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 2.377 Palavras (10 Páginas) • 1.113 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
Instituição:
Diretor (a):
Coordenador (a):
Modalidade de ensino: Educação Infantil
Publico alvo: Alunos do maternal (duas turmas).
Faixa etária: 04 e 05 anos
Período de execução: 1
JUSTIFICATIVA
Levando-se em conta a rápida transformação dos novos modos de ver o mundo, onde o mesmo cada vez mais é cibernético do que real, sendo nós parte de um sistema capitalista de excessivo consumo, brincar transformou-se em algo tão superficial ao cotidiano infantil, onde o pião virou a Beyblade , as calçadas já não possuem os traços da amarelinha, por contexto social as crianças não se escondem mais do coleguinha, mas pela insegurança estabelecida no século XXI, a partir daí nos perguntamos as nossas crianças brincam ou navegam?
Tal questionamento nasce através da inquietação de que as crianças por não terem mais “liberdade” de brincar estejam perdendo a sensação de fascínio de novas emoções oriundas dos jogos de imaginação, faz-de-conta e tradicionais se perdeu também a oportunidadede desenvolvimento físico, motor, social, afetivo e cognitivo, sendo de suma importância para a construção do eu.
Esse projeto surge como uma demanda do componente curricular Educação e Ludicidade,do Curso de Licenciatura em Educação Física da (UNEB) Universidade do Estado da Bahia, Campus II. No qual, apresentaremos um plano deintervenção para alunos da educação infantil na perspectiva de proporcionar vivencias com jogos e brincadeiras tradicionais, acreditando que devam ser resgatados e inseridos no contexto escolar de uma forma pedagógica, os adaptando a realidade dos alunos.
OBJETIVOS
GERAL
Apresentar uma proposta pedagógica de intervenção na/para a educação infantil, baseada na introdução e integração do aluno no âmbito dos jogos e brincadeiras tradicionais buscando o resgate e valorização destes bem como mostrar sua utilização enquanto metodologia educativa.
ESPECÍFICOS
• Afirmar a importância do lúdico na formação da criança;
• Mostrar que jogos e brincadeiras tradicionais fazem parte da vida de toda criança e podem ser usados como instrumentos de aprendizado;
• Oferecer aos alunos a oportunidade de vivenciar as várias formas de brincar incentivando-os a desenvolver diferentes conceitos, atitudes e procedimentos.
REVISÃO DE LITERATURA
Os Jogos Tradicionais são compreendidos como aqueles os quais nossos pais, avós, tios, tias, etc. experimentaram durante sua infância, seja nas ruas, no recreio da escola, no quintal de casa e que, portanto vivem na memória popular. São caracterizados pela transmissão oral de geração em geração, transformam-se ao decorrer do tempo por não estar registrada de forma escrita, assumindo posto de criação coletiva, assim como CASCUDO e KISHIMOTO apud BERNARDES cita:
os jogos tradicionais infantis fazem parte da cultura popular, expressam a produção espiritual de um povo em uma determinada época histórica, são transmitidos pela oralidade e sempre estão em transformação, incorporando as criações anônimas de geração para geração
No atual momento em que vivemos na sociedade, tais expressões da cultura popular correm o risco de se afastar da realidade das nossas crianças.Isto se deve em boa parte ao avanço da tecnologia e da globalização. A influência das mídias (televisão, internet, etc), dos jogos eletrônicos, dos brinquedos industrializados,fazem cada vez mais a disseminação da passividade e da cultura do apagamento do corpo, que de certa forma acaba por domesticar a infância, reduzindo a qualidade e significação das vivências corporais das mesmas.
Nesta perspectiva Batista Freire aponta que:
Alguns dirão, com razão que, nessa questão do movimento, a atual geração infantil de apartamento movimenta mais os dedos num videojogo e num sintonizador de televisão do que o corpo como um todo. Outras crianças, como as da favela, não brincam, trabalham para sobreviver.
Outro fator que implica no desaparecimento desses jogos é a transformação do ambiente urbano, hoje com o crescimento desordenado das cidades, a grande quantidade de automóveis circulando e o desenvolvimento massivo da violência faz com que os pais “prendam” suas crianças nos domínios do lar.
Segundo BENJAMIN, Walter, em sua obra Reflexões: A criança, o brinquedo, a educação, é através do brincar que a criança se encontra com o mundo de corpo e alma. Percebe como ele é e dele recebe elementos importantes para a sua vida, desde os mais insignificantes hábitos, até fatores determinantes da cultura de seu tempo.
Também é através do brincar que a criança vê e constrói o mundo, expressa aquilo que tem dificuldade de colocar em palavras. Sua escolha é motivada por processos e desejos íntimos, pelos seus problemas e ansiedades. É brincando que a criança aprende que, quando se perde no jogo, o mundo não se acaba.
Não nos incomoda saber que dentro desses seres existem emoções esperando por explodirem? Vygotsky afirma que o jogo traz oportunidade para o preenchimento de necessidades irrealizáveis.
Vindo de encontro ao pensamento de Vygotsky em sua obra "Por que brincam as crianças?” (1942), Winnicott faz uma colocação pertinente, pois quando brincam as crianças buscam prazer, para expressar agressão, para controlar a ansiedade, para estabelecer contatos sociais, para realizar a integração da personalidade e, por fim, para comunicar-se com as pessoas.
Dentro deste contexto os jogos tradicionais surgem enquanto uma ferramenta capaz de desenvolver a criança de forma global e não fragmentada como vem ocorrendo no meio escolar,Adriana Friedmann enfoca a importância pedagógica de tais jogos:
Os jogos [tradicionais] contêm também objetivos educacionais, métodos e significados e, apresentados sob forma de antologias, representam um instrumento prático para ser aplicado no trabalho direto dos educadores com as crianças.
O processo de desenvolvimento pode ser altamente beneficiado através de tais práticas, questões físicas, motoras, sociais, afetivas, sensoriais, intelectuais, lingüísticas, etc.,
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