RADIOPROTEÇÃO
Tese: RADIOPROTEÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gatinho • 8/5/2013 • Tese • 589 Palavras (3 Páginas) • 477 Visualizações
RADIOPROTEÇÃO
INTRODUÇÃO
A Comisao Nacional de energia nuclear ( CNEN) É uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), criada em 1956. É responsável por regular e fiscalizar o uso da energia nuclear no Brasil. Investe também em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor.
A área de Radioproteção e Segurança Nuclear visa a segurança dos trabalhadores que lidam com radiações ionizantes, da população em geral e do meio ambiente. Com esse objetivo, atua no licenciamento de instalações nucleares e radioativas; na fiscalização de atividades relacionadas à extração e à manipulação de matérias-primas e minerais de interesse para a área nuclear; no estabelecimento de normas e regulamentos; na fiscalização das condições de proteção radiológica de trabalhadores nas instalações nucleares e radioativas; no atendimento a solicitações de auxílio, denúncias e emergências envolvendo fontes de radiações ionizantes; no desenvolvimento de estudos e na prestação de serviços em metrologia das radiações ionizantes
A norma responsável pelo cumprimento da diretrizes básicas de proteção radiológica é a CNEN NN (Norma Nuclear) 3.01 integrante do Grupo 3, tendo como normal experimental a NE ( Norma Experimental) 3.02 – Servicos de Radio Proteção autorizada pela Resolução CNEN 10/88 D.O.U.: 01.08.1988.
ELEMENTOS DA RADIOPROTEÇÃO
A Comissão Internacional de Proteção Radiológica, (International Commission on Radiological Protection -ICRP), fundada em 1928, tem como objetivo principal fornecer um nível apropriado de proteção para o homem sem prejudicar os benefícios provenientes das práticas que utilizam radiação ionizante. Sendo assim, três princípios fundamentais são importantes para consolidar a proteção radiológica: Justificação, Otimização e Limite de Dose.
Justificação
Os objetivos da proteção contra as radiações são a prevenção ou a diminuição dos seus efeitos somáticos e a redução da deterioração
genética dos povos, onde o problema das exposições crônicas adquire importância fundamental. Considera-se que a dose acumulada num período de vários anos seja o fator preponderante, mesmo que as doses intermitentes recebidas durante esse período sejam pequenas.
As doses resultantes da radiação natural e dos tratamentos médicos com raios X, não são consideradas nas doses acumuladas. Por esse motivo, recomenda-se aos médicos e dentistas que tenham o máximo cuidado no uso dos raios X e demais radiações ionizantes, para evitar exposições desnecessárias. Assim, qualquer atividade envolvendo radiação ou exposição deve ser justificada em relação a outras alternativas e produzir um benefício líquido positivo para a sociedade.
OTIMIZAÇÃO
O princípio básico da proteção radiológica ocupacional estabelece que todas as exposições devem ser mantidas tão baixas quanto razoavelmente exequíveis (ALARA: As Low As Reasonably Achievable).
Estudos epidemiológicos e radiobiológicos em baixas
...