RECREAÇÃO
Por: layza2013 • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
(RE) Dimensão Sócia- Histórica e cultural do brincar.
Na educação infantil existem muitos fatores que atrapalham o seu desenvolvimento, a falta de investimento do governo, conflitos sociais, tecnologia, falta de preparo dos professores. Diante esse fato este artigo é um resultado de uma experiência de intervenção desenvolvida em uma escola de educação infantil do município de Assis (SP). Mostrando a importância do brincar no desenvolvimento das crianças. O brincar na fase dá infância é um elemento que possibilita o processo de aprendizagem, facilita autonomia, estabelece a socialização entre elas.
Os Professores tem a possibilidade de reverter esse quadro, refletindo e valorizando os jogos tradicionais e aplicando na sua aula. Assim despertando na criança o interesse na cultura e nos costumes populares, interferindo não só em seu ambiente escolar, mas em seu cotidiano. Atualmente as crianças passam a parte do seu tempo dentro de casa em frente ao videogame, computadores entre outros e não sabem brincar, não conhecem as brincadeiras como ”Queimada, amarelinha, pega-pega etc..”.
A tecnologia a industrialização, e a mídia tem sido uns dos fatores que e influencia.
Nos tempos medievais havia um problema em relação à infância, nesta época a infância não era concebida dessa forma. A criança era retratada como um adulto sua passagem na sociedade era insignificante não tinha uma função a não ser trabalhar como adulto ou ser obra de uma pintura.
Com Passar do tempo os pequenos foi conquistando seu espaço na sociedade a qual foi inserida sobre o surgimento da infância.
A aparição da infância ocorreu em torno do século XIII e XIV, mas os.
Sinais de sua evolução tornaram-se clara e evidente, no continente.
Europeu, entre os séculos XVI e XVII no momento em que a estrutura.
Social vigente (mercantilismo) provocou uma alteração nos sentimentos e
Nas relações frente à infância (CARVALHO citado por CORDEIRO;
COELHO, 2007, p.884).
Porém nos dias de hoje é normal ver crianças desvalorizadas sendo vitima de uma complexidade social. Cabe então à sociedade fazer sua parte dar um respaldo e reconhecer a crianças como “sujeito de direitos”.
Pergunta:
- Atualidade vem sofrendo influência das novas tecnologias, a que permite compreender em parte, abandono das brincadeiras tradicionais, tendo vista a importância do brincar para desenvolvimento da criança o que você pode propor para os pais e escolas não perderem este elemento?
R: Propor aos pais, mostrar a importância do brincar em vários períodos do desenvolvimento de seu filho e lutar contra o consumismo. Nas escolas, Propor oficinas temáticas, buscando proporcionar reflexões de como encarar a importância do brincar, priorizando o resgate das brincadeiras tradicionais.
Referencia:
http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/seminario/seminario8/_files/H43ASEPS.pdf
http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2006/artigos/capitulo1/resgatarobrincar.pdf
...