TRABALHO DE ESPORTES DE LUTAS
Por: solsouza • 28/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 643 Palavras (3 Páginas) • 687 Visualizações
SOLANGE CRISTINA DE SOUZA RA 1146596
TRABALHO DE ESPORTES DE LUTAS
PROF. Evandro Marianetti Fioco
CENTRO UNIVERSITÁRIO
CLARETIANO
2015
Modalidade: jiu-jítsu
Conteúdo: técnicas de defesa e ataque
Duração da aula: 60 min.
Categoria: Infantil iniciante
PLANO DE AULA
Objetivos:
O objetivo do Jiu-Jítsu é o de desenvolver a defesa pessoal, reflexos físicos, emocionais e espirituais, detectando medos e limitações, em busca de caminhos positivos. O confronto pessoal exige o encontro do equilíbrio, sendo um vencedor de si mesmo primeiramente, vencendo seus limites. Quanto maior a harmonia e a sintonia de você com você mesmo, maior a autoconfiança, o autocontrole, a autoestima, a fé de que tudo dará certo. A disciplina que o jiu-jítsu exige faz parte da filosofia de vida que deve estar sempre voltada para a evolução, à confiança e o poder. O autocontrole e autoconfiança são estimulados por meio da implicação dos exercícios físicos e mentais. A melhor maneira de superar seus limites é estando do seu lado com a mente positiva voltada para o seu potencial. Somente estando do seu lado com o pensamento positivo é que você conseguirá ultrapassar a suas dificuldades.
Materiais utilizados:
Kimono e faixa.
Metodologia:
Alongamento geral: Preparação do corpo para a realização das atividades físicas que serão desenvolvidas.
Aquecimento articular
Nesta parte os alunos começarão correndo em circulo, depois de costas, depois batendo nos joelhos, em seguida tornozelos e coelhinho (pulando de costas, imitando um coelho). Ao sinal do professor os alunos formarão um circulo onde farão movimentos do Jiu Jitsu informados pelo professor.
Parte Principal:
Exercícios de rolamento
Um dos princípios básicos é o rolamento, pois o praticante deve aprender a amortecer quedas, e para isso foram desenvolvidas formas de absorver o impacto através de rolamento.
Primeiro rolamento (Ushiro Ukemi): em pé com os braços estendidos à frente do corpo, flexione os joelhos, como se fosse se sentar em uma cadeira até o ponto em que o quadril toque no chão, continuar o movimento rolando até flexionar as pernas em um ângulo de 90°.
Segundo rolamento (Mae ukemi): Em pé deixe o corpo se projetar a frente colocando as palmas das mãos em frente ao corpo, até que as mesmas toquem no chão absorvendo o impacto do mesmo.
Terceiro rolamento: Deixe um joelho no chão, e uma base alta, colocar um braço ao lado da base que está à frente, lançar o braço no espaço criado na base, e gire por cima do ombro como uma cambalhota, terminando o movimento na posição do primeiro rolamento feito na aula. Após bata com as mãos no chão impulsionando o corpo para trás, jogando os joelhos ao lado, oposto ao da cabeça facilitando o giro para trás retornando a posição inicial.
TECNICAS DE QUEDA
O Jiu-Jitsu inicia em pé, e é importante conhecer a técnica para projetar o oponente, também para começar a estratégia a ser utilizada na luta.
O Soto Gari – De pé faça pegada no kimono de seu oponente, uma mão na lapela na altura do peito e a outra na manga na altura do cotovelo. Mantenha sua postura e em seguida de um passo para fora para o lado da pegada feita no cotovelo, colocando seu pé ao lado do pé do seu adversário fazendo com que ele apóie o peso do seu corpo em uma das pernas, justamente a que você irá “bater”, em seguida projete o corpo para frente, ao mesmo tempo que você aplica o passa pé realizando o O soto Gari.
...