TREINAMENTO DA APTIDÃO FÍSICA E MOTORA PARA GRUPOS ESPECIAIS
Por: ednacamargo • 1/6/2020 • Artigo • 3.549 Palavras (15 Páginas) • 210 Visualizações
TREINAMENTO DA APTIDÃO FÍSICA E
MOTORA PARA GRUPOS ESPECIAIS
Edna Maria Camargo
Orientador: Angela Maria Camargo de Souza
RESUMO
Esta pesquisa apresenta uma análise sobre o tema, “treinamento físico”, teve como objetivo geral analisar como Investigar a aptidão física e motora dos idosos do município de Araputanga, participantes do grupo raio de luz. E num plano mais específico relatar as dificuldades na coordenação motora, a agilidade e a integração: apresentar a importância das atividades físicas; analisar se os professores têm e conhecimento das atividades trabalhadas; e relatar a percepção do equilíbrio e da força na atividade desenvolvia nos grupos especiais de Araputanga. A metodologia utilizada neste trabalho constou de pesquisa bibliográfica e de um levantamento de dados, por meio da aplicação de questionário, o estudo foi embasado na pesquisa descritiva e qualitativa de caráter exploratório. Para auxiliar na construção desse estudo foi realizada uma pesquisa com 5 componentes do grupo raio de luz, do centro de referencia de assistente social (CRASS), da cidade de Araputanga, inicialmente foi encaminhada uma carta convite para equipe diretiva da instituição, e em seguida também o termo de consentimento livre e esclarecido aos sujeitos participantes desse estudo. Agendamos para aplicação do questionário em anexo com 04 perguntas abertas. Devemos ressaltar, ainda, que um objetivo muito importante de um programa de exercícios para os idosos é elevar a expectativa ajustada à qualidade de vida destes indivíduos. Deve-se salientar a importância de respeitar sempre as limitações próprias desta fase da vida, para que se possa obter os resultados e benefícios esperados, tanto físicos quanto psicológicos.
Palavras-chave: Treinamento, Grupos especiais, idosos.
TRAINING OF PHYSICAL FITNESS AND
MOTOR FOR SPECIAL GROUPS
summary
This research presents an analysis on the theme, "physical training", whose general objective was to analyze how to investigate the physical and motor skills of the elderly in the city of Araputanga, participants in the light ray group. And in a more specific plan to report the difficulties in motor coordination, agility and integration: to present the importance of physical activities; analyze whether teachers have and knowledge of the activities worked; and to report the perception of balance and strength in the activity developed in the special groups of Araputanga. The methodology used in this work consisted of bibliographical research and a survey of data, through the application of a questionnaire, the study was based on descriptive and qualitative exploratory research. In order to assist in the construction of this study, a research was carried out with 5 components of the light ray group, from the social assistance referral center (CRASS), in the city of Araputanga, initially an invitation letter was sent to the institution's management team, and then also informed consent to the subjects participating in this study. We scheduled to apply the attached questionnaire with 4 open questions. It should be emphasized that a very important objective of an exercise program for the elderly is to raise the adjusted expectations of the quality of life of these individuals. The importance of always respecting the limitations inherent in this stage of life must be stressed, so that the expected results and benefits, both physical and psychological, can be obtained.
Key words: Training, Special groups, elderly.
1 INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial da saúde, aptidão física deve ser compreendida como “a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória”. Dentro destas condições que lhe permitam bom desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos. Diz ainda, em síntese, que os índices de aptidão física seriam moduladores dos atributos voltados à capacidade de realizar esforços físicos que possam garantir a sobrevivência das pessoas em boas condições orgânicas no meio em que vivem.
A importância do tema abordado reside na necessidade de se discutir atividades físicas para grupos especiais: Traria para a sociedade como um todo; principalmente no aspecto econômico, sem deixar de lado o aspecto social. Outra importante justificativa é que a sociedade juntamente com a família tem um papel muito importante na conscientização desses grupos especiais, de modo que realmente melhore as condições de vida e o seu bem estar, evitando problemas futuros.
Por fim, a motivação para a realização desta pesquisa se deu por um grupo da terceira idade que tive o privilégio de estagiar no sexto semestre de educação física, com aulas de hidroginástica, o carinho e a dedicação do grupo nos contagia, e pude perceber a grande dificuldade que a maioria enfrenta todos os dias na realização das atividades, perceber a pouca atenção que as pessoas dão à realização de atividades físicas em seu cotidiano e as conseqüências que naturalmente se apresentam ao decorrer dos anos.
E a partir de tal pesquisa, possa ser fonte para a busca de novas estratégias metodológicas por parte dos profissionais da educação, tentando demonstrar os benefícios e causas da atividade físicas em idoso de Araputanga.
2 A APTIDÃO FÍSICA.
Em se tratando de aptidão física o estudo em escolares tem sido objeto de muito estudos, professores de educação física, técnicos e cientistas da área de saúde tem pesquisado e aplicado inúmeros testes de aptidão física para selecionar talentos esportivos, estabelecer padrões para as diversas faixas etárias e como critério de avaliação das aulas de educação física e do nível de aptidão física para a saúde.
Segundo a Organização Mundial da saúde, aptidão física deve ser compreendida como “a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória”. Dentro destas condições que lhe permitam bom desempenho motor quando submetido a situações que envolvam esforços físicos. Diz ainda, em síntese, que os índices de aptidão física seriam moduladores dos atributos voltados à capacidade de realizar esforços físicos que possam garantir a sobrevivência das pessoas em boas condições orgânicas no meio em que vivem.
...