TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOSSEGURANÇA

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 6

1 - O Brasil mostrou-se preocupado com os laboratórios e sua segurança, por conta da grande exposição a agentes químicos, contido na água, no ar e nos alimentos. O trabalhador laboratorial recebe uma carga maior desses agentes químicos, pois se expõe a uma jornada diária de 6 a 8 horas trabalhadas. Por tanto, foi regulamentada a Lei no 8.974, de 5 de janeiro de 1995, sobre as normas de Biossegurança, pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CNTBio.

REFERÊNCIA: Laboratory of Genetics and Molecular Cardiology. Disponível em: <https://genetica.incor.usp.br/wp-content/uploads/2014/12/Manual-de-biosseguran%C3%A7a-e-Boas-Pr%C3%A1ticas-Laboratoriais1.pdf>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

2 - ARTIGO CRÍTICO: São aqueles artigos ou produtos que são utilizados em procedimentos invasivos, com penetração na pele e mucosa que atinge os tecidos subepiteliais do paciente. Ex.: agulhas, catéteres intravenosos, instrumental cirúrgico, etc.

ARTIGO SEMI-CRÍTICO: São aqueles artigos ou produtos que entram em contato com mucosas ínegras ou com a pele não  íntegra, restrito as camadas da mesma. Ex.: sonda nasogástrica, equipamentos respiratórios e de anestesia, etc.

ARTIGO NÃO CRÍTICO: São artigos ou produtos que não entram em contato direto com o paciente ou que entram em contato com a pele íntegra, mas não com mucosas. Ex.: termômetro, esfigmomanômetro (aparelho de medir pressão), etc.

REFERÊNCIA: Portal Educação. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/classificacao-dos-artigos-hospitalares/38782>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

3 - DESCONTAMINAÇÃO: Processo de limpeza de superfícies contaminadas, remove microrganismos patogênicos, faz com que os artigos fiquem seguros para serem manuseados durante o processo de limpeza manual.

DESINFECÇÃO: Processo de destruição de microorganismos na forma vegetativa.

ESTERILIZAÇÃO: Processo de destruição de todo e qualquer tipo de microorganismos, incluindo esporos. Ex.: Esterilização de agulhas, roupas utilizadas nos atos cirúrgicos e obstetrícos, etc.

REFERÊNCIA: FIOCRUZ. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/glossario/Glossario.htm>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

4 - SEGREGAÇÃO: Ato de separar os resíduos no instante e no local no qual foi gerado de acordo com a sua classificação. Ex.: Jogar fora nos locais adequados a luva, agulha  e a seringa após a aplicação de uma injeção.

SEPARAÇÃO: Ato de separar os resíduos em grupos de acordo com o seu grau de contaminação. Ex.: Separar os resíduos infectantes (bolsas de sangue contaminado, etc.) dos resíduos especiais (materiais radioativos, etc).

CONTENÇÃO: Método utilizado para evitar a exposição da equipe, pacientes, outras pessoas, equipamentos e do meio ambiente aos agente nocivos, que tem como objetivp reduzir ou até mesmo eliminar possíveis agravamentos. Ex.: Utilização correta dos EPI's e EPC's.

REFERÊNCIA: FIOCRUZ. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/glossario/Glossario.htm>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

Fragmaq. Disponível em: <http://fragmaq.com.br/blog/separacao-do-lixo-hospitalar/>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

Biosafety - Level. Disponível em: <https://biosafety-level.wikispaces.com/Conten%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

5 - RISCOS FÍSICOS: São os riscos no qual qualquer forma de energia estarão expostas ao trabalhador, como calor, frio, pressão, vibração, ruído, etc. Ex.:

RISCOS QUÍMICOS: São os riscos em que o indivíduo está exposto ao manusear/manipular produtos químicos que podem prejudicar a sua saúde. Ex.: Manuseio de gases e vapores anestésicos.

RISCOS MECÂNICOS: São os riscos que contém movimentos de máquinas, ferramentas e vários outros equipamentos de trabalho, que contém energia mecânica que podem comprometer a segurança e vida do trabalhador no ambiente de trabalho. Ex.: O enfermeiro irá manusear um equipamento no qual não teve um treinamento adequado, isso pode acarretar em um risco mecânico.

RISCOS ERGONÔMICOS: São os riscos que atingem as características psicofisiológicas do trabalhador, causando-lhe desconforto e prejudicando a sua saúde, como levantamento de peso, postura inadequada, etc. Ex.: Processo de ressucitação, no qual o enfermeiro terá de ficar fazendo movimentos repetitivos.

RISCOS BIOLÓGICOS: São considerados riscos biológicos as bactérias, vírus, fungos, parasitas, etc. Ex.: Coleta de sangue sem uso de luvas.

REFERÊNCIA: FIOCRUZ. Disponível em: <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/tipos_de_riscos.html>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

Autoridade para as Condições do Trabalho. Disponível em: <http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Publicacoes/Documents/AF_mecanicos.pdf>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

7 - Os EPI's servem para a redução dos riscos.

EPI's de proteção da face e cabeça: Touca, óculos de segurança e protetor facial.

EPI's de proteção das vias respiratórias: Máscaras e respiradores.

EPI's de proteção do corpo: Luvas, jaleco (gola terno ou gola padre), capote e botas PVC.

Na enfermagem, os EPI's são mais usados como uma forma de prevenção. Primeiro se coloca o jaleco e as botas, logo depois, a touca, óculos e máscara, em seguida, o capote e as luvas.

REFERÊNCIA: Biosafety - Level. Disponível em: <https://biosafety-level.wikispaces.com/Equipamentos+de+Prote%C3%A7%C3%A3o+Individual+%28EPI%29>. Acesso em: 14 de abril de 2017.

8 - Vermelho: Usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Pode ser usada excepcionalmente também com sentido de advertência de perigo, como em botões interruptores de circuitos elétricos para paradas de emergência, etc.

Amarela: Em canalizações deve ser empregada para identificar gases não liquefeitos. Também pode ser empregada para indicar cuidado, assinalando, por exemplo, meios-fios, corrimãos, cavaletes, etc.

Branca: Empregada em passarelas e corredores de circulação, localização de bebedouros, coletores de resíduos, áreas destinadas à armazenagem, zonas de segurança, etc.

Preta: Será empregada para indicar as canalizações de inflamáveis e combusteis de alta viscosidade, como óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, etc. Poderá ser usada também em substituição ao branco ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.

Azul: Indica “Cuidado!”, ficando o seu emprego limitado a avisos contra uso e movimentação de equipamentos, que deverão permanecer fora de serviços. Será usada também em canalizações de ar comprimido, colocado em ponto de arranque ou fontes de potência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com