A Bradicardia
Por: Luciana Justino • 17/11/2019 • Projeto de pesquisa • 771 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
Bradicardia
A bradicardia sinusal é o ritmo cardíaco gerado pelo marca-passo natural do coração, ou seja, pelo nódulo sinusal ou sinoatrial, no entanto, a sua frequência cardíaca no estado de repouso é diminuída, abaixo de 60 batimentos por minuto.
Essa disfunção pode ser causada por danificações nos tecidos do coração em virtude de vários fatores: envelhecimento ou doenças cardíacas; defeito cardíaco congênito; infecção do tecido cardíaco; complicação de cirurgia cardíaca; hipotireoidismo; desequilíbrios químicos no sangue; apneia obstrutiva do sono; algumas doenças inflamatórias autoimunes e alguns medicamentos.
A bradicardia também pode ocorrer porque os sinais elétricos transmitidos através dos átrios são bloqueados antes de chegarem aos ventrículos (bloqueio cardíaco ou bloqueio atrioventricular). Esse bloqueio pode ter vários graus de gravidade e inclusive ser total, geralmente levando à morte.
Mecanismos da bradicardia
Para entender os problemas de ritmo cardíaco, como a bradicardia, é necessário entender como funciona o sistema elétrico intrínseco do coração. O coração humano é composto por quatro câmaras: duas câmaras superiores (os átrios, direito e esquerdo) e duas câmaras inferiores (os ventrículos, direito e esquerdo). O ritmo do coração é normalmente controlado por um marca-passo natural chamado nódulo sinusal, localizado no átrio direito, onde se inicia cada batimento cardíaco.
Desta forma, os impulsos elétricos viajam através dos átrios, fazendo com que os músculos atriais se contraiam e bombeiem sangue para os ventrículos. Os impulsos elétricos chegam então, atrasados, a um conjunto de células chamado nódulo atrioventricular. Esse nódulo diminui o sinal elétrico antes de enviá-lo para os ventrículos, permitindo que eles se encham de sangue. Quando os impulsos elétricos atingem os músculos ventriculares, eles se contraem, fazendo com que bombeiem sangue para os pulmões ou para o resto do corpo.
A frequência cardíaca é controlada por sinais elétricos enviados através dos tecidos cardíacos. Quando algo perturba esse complexo sistema, pode causar batimentos cardíacos mais lentos que o normal, os quais caracterizam a bradicardia.
Normalmente, o coração bate cerca de 60 a 100 vezes por minuto, quando em repouso. A bradicardia ocorre quando uma anormalidade no coração produz sinais elétricos mais lentos, consequentemente reduzindo a frequência cardíaca do portador. Geralmente, a bradicardia ocorre quando os sinais elétricos diminuem a velocidade ou são bloqueados ao longo do seu trajeto.
[pic 1]
A diminuição da frequência cardíaca gera menor fornecimento de oxigênio para diversas partes do organismo humano, em especial o próprio coração e o cérebro. Devido a isso é comum portadores dessa disfunção apresentarem:
- Angina ou dor no peito;
- Desmaios;
- Tonturas e vertigens;
- Fadiga ou cansaço;
- Confusão e dificuldade de concentração;
- Falta de ar;
- Perda de memoria;
- Hipotensão;
Morte súbita
A maioria das vítimas de parada cardíaca são pessoas ativas que enfrentam normalmente seu dia a dia e, de repente, por estresse ou outra razão qualquer, sofrem um mal súbito.[pic 2]
[pic 3]
86% das paradas cardíacas ocorrem nos próprios lares das vítimas.
50% dos casos são assistidos por um adolescente ou por uma criança sem nenhum adulto por perto.[pic 4]
...