A Hidrocoloide
Por: Lívian Araújo • 20/11/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 676 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
- HIDROCOLOIDE:
O hidrocoloide pode ser apresentado em pasta, pó, gel e em placa, contudo, a placa de hidrocoloide é mais comumente utilizada nos serviços de saúde. A placa de hidrocoloide é formada por duas camadas, sendo a externa composta por espuma de poliuretano impermeável e a camada interna composta por gelatina, pectina e carboximetilcelulose sódica, o curativo é estéril e pode ser recortável.
Esse material é eficiente e muito benéfico pois produz um ambiente úmido ideal no leito da ferida, controla o exsudato, facilita o desbridamento autolítico e fornece uma barreira a microrganismos externos, também, mantem o pH ácido no leito da ferida, impedindo o crescimento bacteriano, é termostático, promove a angiogênese, aumenta o número de fibroblastos da derme, estimula a produção de tecido de granulação e aumenta a quantidade de colágeno sintetizado, essenciais para o processo de cicatrização.
-Benefícios:
Não requer troca diária, pode ser utilizado associado a ácidos graxos essenciais (AGE) e outros produtos, protege terminações nervosas, o que promove a redução da dor ao paciente (durante as primeiras trocas, devido ao contato com exsudato, pode ocorrer odor desagradável), não requer curativo secundário, reduz o risco de infecção, retém odores e promove isolamento térmico. Tem como desvantagem a possibilidade de a pele ficar macerada se a exsudação se tornar abundante.
-Indicação:
É indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato, por exemplo: escoriações, queimaduras de primeiro e segundo grau e lesões por fricção ou pequenos traumas em pele (skin tears). Também pode ser utilizada para a prevenção ou tratamento de lesão por pressão não infectadas. É considerada um tipo de tratamento de cobertura primária e/ou secundária.
-Contraindicação:
Não é indicado ser utilizado em feridas colonizadas ou infectadas e hipergranuladas, feridas muito exsudativas, região sacra em caso de incontinência fecal e urinária, feridas com tecido desvitalizado ou necrose, feridas cavitarias e queimaduras de terceiro grau.
-Mecanismo de Ação:
As partículas de celulose se expandem quando absorvem o exsudato/ secreções corporais, criando um ambiente líquido ao qual permite as células do microambiente da lesão fornecer um desbridamento autolítico. Desse modo, estimula a angiogênese, tecido de granulação e protege as terminações nervosas, além de protegê-las da contaminação bacteriana e mantendo o isolamento térmico.
-Modo de Usar:
- Primeiramente deve-se limpar a lesão com soro fisiológico 0,9%, estando preferencialmente morno, utilizando o método de irrigação em jato.
- Secar a pele ao redor da ferida,
- Escolher ou recortar o hidrocoloide (com diâmetro que ultrapasse a borda da ferida aproximadamente 2 a 3cm pelo menos),
- Aquecer o hidrocoloide entre as mãos, retirar o papel protetor e aplicar o hidrocoloide segurando-o pelas bordas.
- Pressionar firmemente as bordas do hidrocoloide e massagear a placa para aderência completa. Caso necessário, reforçar as bordas com fita hipoalergênica (micropore).
- Datar o hidrocoloide
- Obs: realizar escarificação em tecido necrótico, antes de aplicar.
-Período de Troca:
A placa de hidrocoloide pode ser trocada, no máximo, a cada 7 dias ou em situações que o gel extravase ou o curativo deslocou da posição. Em caso de necrose a troca deverá ser realizada em até 3 dias.
Referências Bibliográficas:
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS. Manual de Curativos. [Internet]. Campinas. 2021. Disponível em: <https://saude.campinas.sp.gov.br/enfermagem/Manual_Curativos.pdf>. Acesso em: 22 de maio de 2022.
BVS Atenção Primária em Saúde. O curativo hidrocoloide pode ser aplicada em qual tipo de ferida? [Internet]. Brasil. 2019. Disponível em: <https://aps-repo.bvs.br/aps/o-curativo-hidrocoloide-pode-ser-aplicada-em-qual-tipo-de-ferida/#:~:text=O%20hidrocol%C3%B3ide%20em%20placa%20%C3%A9,infectadas(1%2C2).>. Acesso em: 22 de maio de 2022.
...