A Importância do enfermeiro no parto humanizado
Por: Thamires Schenneider . • 16/6/2018 • Monografia • 413 Palavras (2 Páginas) • 450 Visualizações
1-INTRODUÇÃO
Este trabalho trás debate sobre a atuação do profissional de enfermagem na humanização de um parto, de como proceder diante de um parto, quais cuidados serem administrados e acontecimentos vivenciados por gestantes no pré parto, que contra indica as normas.
Segundo Souza(2011), as maternidades são instituições com forte poder de decisão sobre a vida da mulher/bebê/família, que passa a controlar quando e como será o parto,quem e quando pode ter contato com o binômio mãe-filho e como devem ser o comportamento das pessoas envolvidas nesse processo.
O que vai contra a lei nº 11.108,de 7 de Abril de 2005,em que obriga o SUS,rede própria ou conveniada,a permitir a presença de 1 acompanhante á parturiente durante todo período do trabalho de parto,parto e pós parto imediato.Sabe-se que a gestante deveria ter as informações sobre seu parto ao iniciar o pré natal,todo andamento,direitos e deveres, para a mulher saber como proceder e o que pode ser exigido da parte dela.
A OMS, propõe a humanização da assistência ao parto com objetivo de promover o parto e o nascimento saudáveis e a prevenção da mortalidade materna e perinatal, com intervenções criteriosas,evitando-se excesso na utilização dos recursos tecnológicos disponíveis (SILVA,2011).
Grande parte das mortes maternas poderiam ser evitadas mediante a redução das taxas de cesarianas, com a melhoria na qualidade da atenção obstétrica nos serviços de saúde, no incentivo ao parto vaginal, principalmente com a implantação do parto humanizado nos serviços de saúde,Nagahama(2011). Segundo o Ministério da Saúde,existem a necessidade de modificações profundas nas maternidades brasileiras,para prestar uma assistência mais humanizada e de qualidade ao parto (SOUZA,2011).
O parto natural tem uma recuperação mais rápida e eficaz do que em uma cesárea, por conta de não haver cortes e pontos,o que não leva a uma inflamação ou rompimento dos pontos. O uso da episiotomia, que é um corte feito no períneo, para facilitar o andamento do parto, na maioria das vezes são desnecessários,provocando marcas permanentes e as vezes até visíveis na mulher.
A educação continuada com objetivo de mostrar os benefícios de um parto humanizado,para a mulher e seu bebê, incentivando os profissionais a tratar de forma afetuosa a mulher em um dos momentos mais sensíveis de sua vida.
A atuação do enfermeiro no parto humanizado é de extrema importância para a gestante,aliás, o enfermeiro obstetra tem toda autonomia e competência para assim realizar um parto natural,de qualidade e sem danos físicos e psicológicos na mulher.
...