AVA - Bioquímica - Fórum 3 - Uninove
Por: bethbrandao • 10/9/2019 • Resenha • 294 Palavras (2 Páginas) • 262 Visualizações
“J.S., 33 anos, casado, comerciante, sedentário, possui bronquite asmática desde os 2 anos de idade. Recentemente, compareceu a uma consulta médica clamando de fadiga muscular, câimbras, dores nas articulações, cefaléia severa, tontura, borramento da visão e dor no peito. Ao aferirem sua pressão arterial, o resultado obtido foi: 155mmHg x 96mmHg. Um exame demonstrou elevação nos níveis de ácido úrico. Então, foi-lhe receitado: cloridrato de propranolol e hidroclorotiazida.”
Baseando-se no caso clinico acima, vamos discutir se a decisão quanto ao esquema terapêutico do paciente foi acertada. Na resposta deverá ser mencionado os mecanismos de ação dos fármacos que forem citados.
ORIENTAÇÃO:
Para responder este fórum você deverá estudar os tópicos: “Antihipertensivos” e “Diuréticos”
Mecanismos de ação:
Cloridrato de propranolol: classificado como beta bloqueador e seu mecanismo de ação é se ligar nos receptores beta da noradrenalina e, os bloquear, impedindo, com isso, a ativação destes receptores pelos agonistas endógenos ou exógenos. Neste sentido, os efeitos produzidos por estes fármacos serão o contrário daqueles produzidos pela ativação dos receptores beta.
Hidrocloratiazida: Inibem o transportador de Na+/Cl- das células tubulares distais. Diminuem assim a reabsorção destes íons e a água associada. Além disso, também aumentam a excreção dos íons sódio, potássio e magnésio, sendo estes efeitos associados aos efeitos indesejáveis.
Em relação ao esquema terapêutico prescrito, o cloridrato de propranolol não é indicado para esta pessoa, pois ele tem bronquite asmática e entre os efeitos adversos estão a Broncoconstrição, este efeito é produzido pelo bloqueio dos receptores beta 2, presentes no pulmão e, consequente impedimento da broncodilatação produzida pela noradrenalina liberada pelo sistema nervoso simpático. Como o paciente está reclamando de fadiga muscular e câimbras, a medicação hidrocloritiazida deveria ser suspensa, pois entre os efeitos adversos estão estes sintomas e este efeito é devido a eliminação de potássio pela urina.
...