Auto desenvolvimento
Por: Monique Carvalho • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.758 Palavras (8 Páginas) • 364 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]
Disciplina: Desenvolvimento Econômico
Nome | Monique Vieira da Luz Carvalho |
RA | 2400004025 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]
Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
[pic 5]
Introdução
O objetivo deste relatório é revelar que a globalização é um processo definidor do mundo contemporâneo; e abordar também o fenômeno desse processo de globalização, nos campos econômicos, cultural e político. “É a manifestação explícita daquilo que o geógrafo David Harvey classifica como a compressão do espaço-tempo. A partir dela, aliada ao desenvolvimento tecnológico, o mundo e o que nele se passa ficam ao alcance de um clique. Com ela, porém, emergem problemas de outra ordem, como a precarização do trabalho, o consumo de bens culturais que se tornam “febres” globais, o surgimento das megacorporações e também do capitalismo financeirizado” (De acordo com a Contextualização sobre essa atividade). Deu-se início em meados do séc. XIX, destacando o capitalismo contemporâneo e o outsourcing; de modo que grandes marcas aproveitaram para ampliar sua produção e mercado de consumo. Com isso se destacaram várias empresas, que deram um upgrade em relação ao mercado.
Descrição das definições de globalização
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômicas mundiais visíveis desde o final do século XX. Este processo foi a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. Com a quebra de fronteiras, houve uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes. Teve início na Era dos Descobrimentos e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial. Foi resultado da consolidação do capitalismo, dos grandes avanços tecnológicos (Revolução Tecnológica) e da necessidade de expansão do fluxo comercial mundial. As inovações nas áreas das Telecomunicações e da Informática (especialmente com a Internet) foram determinantes para a construção de um mundo globalizado.
A globalização econômica pode ser entendida como a ocorrência simultânea de três processos. O primeiro é o crescimento extraordinário dos fluxos internacionais de bens, serviços e capital. O segundo processo é o acirramento da concorrência internacional. Por exemplo, os Estados Unidos, em meados dos anos 80, alteraram o nome da sua Lei de. Comércio Internacional para Lei de Comércio e Competitividade Internacional. O terceiro processo é o da crescente interdependência entre agentes econômicos e sistemas econômicos nacionais.
- GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA
O surgimento dos blocos econômicos - países que se juntam para fomentar relações comerciais, por exemplo, Mercosul ou União Europeia - foi resultado desse processo econômico. O impacto exercido pela globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações. O período em que a globalização econômica mais se intensificou foi em meados do século XX, com a III Revolução Industrial (conhecida também como "Revolução Técnico-Científica").
- GLOBALIZAÇÃO E O MEIO AMBIENTE
Com a globalização, os impactos foram extremamente agressivos e negativos para o meio ambiente. Os interesses das corporativas capitalistas são baseados nas explorações de matérias-primas da natureza de maneira insustentável, poluindo e contaminando os ambientes naturais. Um dos princípios da globalização contemporânea é o consumo. Para que sejam produzidos produtos que correspondam a quantidade de consumidores existentes atualmente, a quantidade de matéria-prima extraída é enorme e, a maioria das empresas, não faz este processo de extração com responsabilidade ambiental. As consequências são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e demais eventos que prejudicam a vida do ser humano, como também por exemplo a falta de água potável.
- GLOBALIZAÇÃO DO CRIME
O crime também está inserido no processo de globalização. A globalização não existe só na economia mundial, também é possível ver a sua marca em atividades ilegais como a prostituição, pedofilia, tráfico de drogas, armas e animais, aumento de organizações criminosas, "lavagem de dinheiro" e consequente aumento dos "paraísos ficais". O mundo globalizado enfrenta agora uma nova ameaça, já que as facções criminosas não têm barreiras geográficas que atrapalhem os seus objetivos de cometer delitos para o seu próprio bem. Esta é talvez uma das maiores desvantagens da globalização: capacitou os criminosos, que usaram a maior facilidade de trânsito de mercadorias, serviços e pessoas entre os países para cumprirem os seus propósitos ilícitos.
- VANTAGENS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO
Como tantos outros fenômenos de elevada complexidade, a globalização apresenta pontos positivos e negativos. Ela foi importante no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. O consumidor passou a ter acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos. Outra vantagem é que a globalização atrai investimentos de outros países, traz desenvolvimento tecnológico, melhora o relacionamento com outros países, potência as trocas comerciais internacionais, e abre as portas para diferentes culturas. Por outro lado, uma das maiores desvantagens da globalização é a concentração da riqueza. A maior parte do dinheiro fica nos países mais desenvolvidos, fazendo disparar o número de pessoas que vivem em extrema pobreza. A globalização também pode vir a desvalorizar a cultura nacional de um determinado país.
...