Avaliação dos Sistemas em saúde
Por: GERISON • 6/7/2018 • Resenha • 442 Palavras (2 Páginas) • 215 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA DE SAÚDE– ETEC/MEDIOTEC
CURSO TÉCNICO EM GERÊNCIA EM SAÚDE
Disciplina: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE
Estudante: Yasmim Ferreira Pereira Oliveira Data: 05/07/2018
ROTEIRO DE ESTUDO I
- Texto: JORGE, M.H.P.M.; LAURENTI, R.; GOTLIEB, S.L. Avaliação dos sistemas de informação em saúde no Brasil. Cad. Saúde colet., v. 18, n. 1, 2010, p. 7 – 18.
Relato
Diversas dificuldades são relatadas durante o texto, entre elas estão: Irrelevância das informações obtidas (informações que não são necessárias); má qualidade dos dados (pessoas que não estão qualificadas para coleta de dados, o que faz com que os dados sejam coletados de forma incompleta não podendo ser utilizados posteriormente); completitude (falta de dados completos, com grande abrangência e cobertura); duplicação de sistemas de informação em saúde (sistemas paralelos que executam mesma função ou são similares); falta de oportunidade na apresentação dos dados e de retroalimentação (falta de alimentação de dados no sistema; dados transmitidos de forma lenta, o que os tornam antigos e fazem perder o valor por esse motivo); pouco uso da informação (falta de utilização da informação para tomada de decisões), entre outras dificuldades; todas essas objeções são de grande importância e devem ser questionadas, gerando dessa forma muita discussão, o que foi feito em sala infelizmente de forma breve por causa do horário, mas focando nas questões propostas que são os problemas e as possibilidades, trouxemos os problemas tratados no texto e agora traremos as possibilidades no mesmo, respectivamente o que consegui identificar foi: Análise dos formulários utilizados para coleta de dados básicos dos sistemas; treinamento aos profissionais de como coletar os dados e instruções padronizadas para essa coleta; aumentar a cobertura e abrangência; criação de um sistema unificado de informações; cada secretaria ter seus próprios dados/informações e, assim, administrarem da melhor maneira os programas e atividades e, particularmente, avaliá-los e por fim aproveitar de forma melhor as informações na gestão do SUS.
Apesar do curto tempo que tivemos utilizar esse texto foi de extrema relevância para nossa formação, conhecer não só os sistemas existentes, como também os problemas que estão presentes em cada um deles nós faz como futuros gerentes e gestores em saúde, exercitar o conhecimento adquirido até o momento com a finalidade de buscar soluções concretas para esses problemas enfrentados, visando à melhoria do nosso sistema de saúde e boa qualidade de vida para todos, já trazendo em mente que essas pessoas que chamamos de “todos”, eles serão aqueles que estarão ao nosso lado, trabalhando conosco na luta de um sistema de saúde que exteriorize qualidade.
...