Diário de Campo
Por: sbcs • 9/1/2016 • Trabalho acadêmico • 1.393 Palavras (6 Páginas) • 955 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
MÓDULO: ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE II
PROFESSORA: ANDRÉA MOREIRA
DIÁRIO DE CAMPO
ACADÊMICO: SAULO BARRETO
SOBRAL – CEARÁ
26 DE NOVEMBRO DE 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
DIÁRIO DE CAMPO
SAULO BARRETO CUNHA DOS SANTOS
VISITA TÉCNICA REALIZADA NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2015 À UNIDADE MISTA DE SAÚDE DR. THOMAZ CORRÊA ARAGÃO
SOBRAL - CEARÁ
26 DE NOVEMBRO DE 2015
DIÁRIO DE CAMPO
Objetivo geral da visita:
Contribuir para a formação de uma concepção integrada de atenção à saúde e identificar a organização da rede de atenção à saúde do município de Sobral.
Fomos guiados pela enfermeira Bernadete Mesquita, pois a gerente estava ausente por motivo de doença, percorremos toda a Unidade e pudemos ver e aprender mais sobre os diversos setores, que nós, futuros enfermeiros poderemos exercer.
A Unidade Mista de Saúde Dr. Thomaz Corrêa Aragão presta assistência não somente ao bairro no qual está inserida, como também a toda cidade. É classificada como mista porque seu atendimento tanto é ambulatorial, presente nas unidades básicas de saúde; como hospitalar, que, como o próprio nome já diz, é encontrado nos hospitais.
Baseia-se nos princípios do Sistema Único de Saúde: equidade, integralidade e universalidade, o qual foi instituído em setembro de 1990 através da Lei n° 8080. Nosso sistema de saúde, quando comparado aos de outros países goza de uma boa qualidade, pois toda a população tem acesso e, mesmo com tantas dificuldades, segue em frente no atendimento.
A Unidade não recebe recém-nascidos porque não possui pediatras trabalhando as 24h. O lixo é coletado e classificado em contaminado e comum ou urbano e há um carro que é especializado para coletar o lixo contaminado.
Possui enfermarias separadas de acordo com as patologias:
Enfermaria A – infecções gastrointestinais
Enfermaria B – viroses
Enfermaria C – infecções gerais
Enfermaria D – pneumonias
Pois quanto menos contato os pacientes tiverem com outros de patologias diferentes, melhor.
O atendimento não é por ordem de chegada e sim de acordo com a classificação de risco:
Azul (até 4 horas): não urgente, podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.
Verde (até 2 horas): pouco urgente, podem aguardar atendimento ou serem encaminhados para outros serviços de saúde.
Amarelo (até 30 minutos): urgente, necessitam de atendimento rápido, mas podem aguardar.
Vermelho (0 a 10 minutos): emergência, necessitam de atendimento imediato.
Enfermeiros têm que ter olho biônico, para avaliar a situação e determinar, mesmo sem consultar, o nível de cada paciente, dando preferência àqueles que estão mais graves, às gestantes, idosos e crianças. Anamnese e exame físico são os primeiros procedimentos a serem feitos.
Setores / Salas
* Posto de enfermagem: onde se prepara os medicamentos e são feitas punções.
* Sala de aerossol
* Repouso dos funcionários
* Rouparia: onde os lençóis são guardados para evitar contaminação, é trancada para evitar a entrada de pessoas não autorizadas.
* Refeitório dos funcionários
* Refeitório das crianças
* Copa
* Setor de Faturamento: os prontuários são arquivados, sendo que, caso seja solicitado, o paciente pode ter acesso; a área financeira da unidade é gerenciada nesse setor; os procedimentos realizados; número de consultas; é a “logística” da unidade, ou seja, a parte burocrática; são feitos BPA’s (boletins de procedimentos ambulatoriais).
* Expurgo
* Esterilização: é feita com água sanitária ou hipoclorito de sódio a 1%, sendo feita a diluição, que é substituído diariamente para evitar maior contaminação, diferentemente do que acontecia antes, em que o procedimento de esterilização era feito com Glutaron, que era trocado mensalmente.
* Sala do soro
* Emergência: onde fica o carrinho da medicação, são realizadas os pequenos procedimentos, como retirada de unhas.
* Farmácia
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO
a) Identificar o objetivo e missão do serviço:
Seu objetivo é atender a todos bem, ter resolutividade, tentar fazer com que todos se sintam satisfeitos com os serviços prestados e com seu problema resolvido. Sua missão é cuidar das pessoas, visando muito bem à humanização.
Apesar de toda dificuldade que o país enfrenta durante a crise, aqueles que compõem a unidade fazem de tudo para que, mesmo faltando muitas coisas, pelo fato de ser público e depender de verbas do governo, a população seja bem atendida, dando sempre o seu melhor.
b) Conhecer o público a quem se destina o atendimento, bem como o fluxo pelo qual os usuários chegam até esse serviço (Ex.: Central de Marcação de Consultas, Centro de Saúde da Família ou usuário chega direto ao serviço):
Atende a toda cidade, incluindo todas as unidades básicas de saúde, distritos, pacientes referenciados de outros hospitais de grande porte, como o Hospital Regional, Santa Casa de Misericórdia, até pessoas de outras cidades são encaminhadas para a unidade.
Existem dois tipos de demanda, a espontânea e a referenciada. A espontânea é aquela que a pessoa sai de sua casa e vai diretamente para a Unidade Mista; já a referenciada acontece quando os pacientes são encaminhados de outros hospitais ou unidades básicas de saúde de seu bairro.
...