Higienização das mãos
Por: odonto55 • 17/6/2015 • Dissertação • 416 Palavras (2 Páginas) • 456 Visualizações
sabonete comum: estes não contém agentes antimicrobianos e se os contêm é em baixas concentrações, funcionando para a remoção de sujeira substâncias orgânicas e da microbiota transitória das mãos pela ação mecânica onde a remoção da microbiota transitória já é suficiente para os contatos sociais em geral e para a maioria das atividades práticas nos serviços de saúde.
Agentes anti-sépticos: utilizados na higienização das mãos,por apresentam ação imediata contra a antimicrobiana, e utilizado também na degermação da pele antes de procedimentos operatórios ou processos invasivos.
Clorexidina: Sua atividade antimicrobiana é atribuída à ruptura da membrana citoplasmática, resultando em precipitação ou coagulação de proteínas e ácidos nucléicos. A atividade antimicrobiana imediata ocorre mais lentamente que os álcoois, sendo considerada de nível intermediário apresenta boa atividade contra bactérias Gram-positivas, menor atividade contra bactérias Gram-negativas e fungos, mínima atividade contra micobactéria e não é esporicida. Tem atividade in vitro contra vírus envelopados, mas atividade substancialmente menor contra os vírus não envelopados.
Álcool: são utilizados os álcoois alifáticos como o etanol, o isopropanol e o n-propanol, por serem miscíveis em água. O álcool apresenta rápida ação efetiva (cerca de 15 segundos) com um excelente espectro de ação, além de possuir baixo custo. Seu mecanismo de ação consiste na desnaturação das proteínas das células bacterianas causando sua morte. Soluções alcoólicas entre 60% e 80% são mais efetivas e concentrações mais altas são menos potentes, pois as proteínas não se desnaturam com facilidade na ausência de água.
Iodóforos-PVPI (Polivinilpirrolidona iodo) Ate os anos 60 o produto utilizado era o iodo, pois era um anti-séptico reconhecido por sua ação imediata porém causava irritação, ressecamento além de queimaduras e alergias À pele, sendo este substituído pelo iodóforos. O iodóforos são moléculas composta de iodo e de um carregador chamado polivinilpirrolidona presente na solução para aumentar a solubilidade do iodo e evitar o ressecamento da pele. O iodóforo tem um bom espectro de ação contra as bactérias Gram positivas e Gram negativas, fungos micobactérias e vírus (exceto enterovírus). Sua principal desvantagem é sua rápida desativação quando em contato com matéria orgânica.
O MELHOR: De acordo com a ANVISA não possível determinar o melhor produto para a higienização das mãos, pois cada um possui uma área da atuação no qual se sobre sai. Porem o produto, considerado como melhor para a lavagem das mãos seria o álcool em concentração de 70% por ter rápida velocidade de ação, além de ser considerado excelente contra bactérias Gram-positivas e Gram-negativas contra micobactérias, fungos e vírus quando comparada com os demais produtos.
...