Inflamação
Por: 123_marques • 6/5/2015 • Trabalho acadêmico • 746 Palavras (3 Páginas) • 490 Visualizações
Patologia Tema 7: Processo Inflamatório
O conteúdo deste tema consiste na importância do estudo do processo inflamatório, em que serão verificados sua causa e o desenvolvimento da doença inflamatória. Ainda será demonstrada a resposta do tecido vascularizado que ocorre por uma série de alterações fisiológicas, com a função de limitar ou expulsar o agente agressor. Dependendo do tempo de duração, as inflamações são divididas em agudas e crônicas. Assim inflamações que duram desde poucos minutos até dias são chamadas de agudas, enquanto as que persistem por semanas e meses são conhecidas como crônicas. É possível identificar as principais fases da inflamação. Na primeira fase, a vasculatura ao redor do local da lesão reage para recrutar células do sistema imune. Na segunda fase, células imunes circulantes migram desses vasos para os tecidos lesados, e mecanismos da resposta imune servem para neutralizar e remover o estímulo desencadeante. Em seguida, começa o processo de reparo e cicatrização do tecido, finalizando o processo inflamatório agudo. Se os eventos da inflamação não forem detidos e continuarem latentes, pode ocorrer inflamação crônica. Na inflamação crônica, há a persistência das alterações inflamatórias da fase aguda, proliferação de células de defesa com o aumento de vasos sanguíneos e células de defesa inflamatórias relacionadas ao tecido de granulação. As complicações da inflamação granulomatosa podem gerar necrose ou fibrose, resultando em remodulamento tecidual. Em geral, a inflamação crônica tem longa duração e requer a interferência de medicação e evolução para a reparação. Por fim, os objetivos finais da inflamação são a destruição ou controle do agente agressor e a reparação dos danos tecidual promovidos. Todos esses conceitos servirão de base para o entendimento do funcionamento do corpo e para a compreensão dos mecanismos das mais diversas doenças na disciplina de Patologia.
Roteiro de estudo| Tema 7
Para a compreensão da discussão apresentada neste tema necessário:
Entender o processo inflamatório não só como uma patologia, mas também como um sinal de alerta que o corpo dá, avisando que algo não está funcionando bem no organismo.
Entender a diferença entre inflamação e infecção.
Diferenciar a inflamação aguda da inflamação crônica.
Entender as alterações morfológicas e fisiológicas decorrentes da inflamação tanto na condição aguda quanto na crônica.
• Entender a importância das moléculas de adesão (integrinas, selectinas) ao endotélio vascular e das moléculas quimiotáxicas (quimiocinas, produtos bacterianos, frações do sistema complemento C5 e leucotrieno B4), essenciais no processo de migração celular para o foco da lesão. Por fim, compreender como a inflamação crônica pode ser bem-sucedida e o agente agressor pode ser eliminado, evoluindo para a reparação tecidual. Para concretizar seu processo de aprendizagem:
Aula tema 8 Patologia : Neoplasias e Doenças Nutricionais
Conteúdo
O conteúdo deste tema consiste na importância do estudo das neoplasias, onde será analisada a neoplasia benigna e suas características, assim como a neoplasia maligna, ou “câncer”, de característica infiltrativa, podendo causar as metástases. Ainda será estudada a importância da angiogênese (formação de novos vasos) em estágios fisiológicos e patológicos, incluindo o suprimento necessário para o crescimento de tecido neoplásico. Este fato pode ser um problema, já que sempre que o tumor se alimenta e cresce devido à irrigação sanguínea, podendo se proliferar favorecendo a metástase. Assim a vascularização sanguínea é um processo essencial para a sobrevivência de células neoplásicas malignas, e em muitos aspectos, também para sua disseminação. Também serão discutidos os distúrbios de nutrição que aparecem devido ao excesso de alimentos ingeridos, podendo resultar em obesidade ou doenças crônicas degenerativas, como a arteriosclerose, hipertensão arterial, diabetes e vários tipos de câncer. A deficiência de vitaminas e minerais também prejudica o funcionamento do organismo, favorecendo o aparecimento de novas doenças e a gravidade de doenças já instaladas. A importância da tecnologia no diagnóstico de diversas patologias, assim como a evolução e o tratamento dessas doenças podem ser avaliadas e supervisionadas por biomarcadores, ferramentas que acompanham a evolução do quadro de doenças ou a terapêutica usada nessas doenças. Todos esses conceitos servirão de base para o entendimento do funcionamento do corpo e para a compreensão dos mecanismos das mais diversas doenças na disciplina de Patologia.
...