O Estudo do Pelos - Sistema Tegumentar
Por: marilelis • 5/8/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 510 Palavras (3 Páginas) • 191 Visualizações
----------------------------------------------- Pêlos ---------------------------------------------------
Anatomia e Fisiologia Prof. Marianna Lélis
FUNÇÕES
Servem como proteção da cabeça funcionando como isolante térmico e radiações solares e abrasão mecânica, também serve como adorno (cabelo), por isso está relacionado com a beleza. [pic 1]
COMPOSIÇÃO E CAMADAS
O pelo é composto de uma haste e da raiz e folículo piloso. É formado de três camadas: MEDULA: é a parte mais central; CÓRTEX: é a porção principal mais consistente do pêlo, contendo o pigmento que dá cor a essa estrutura; CUTÍCULA OU EPIDERMÍCULA: que é a camada mais externa.
MORFOLOGIA DO FOLÍCULO PILOSO
PAPILA DERMAL: responsável pelo ciclo e nutrição folicular; BULBO CAPILAR: região em que o cabelo cresce; GLÂNDULA SEBÁCEA: responsável pela produção do sebo (lipídios); MÚSCULO ERETOR: responsável pela ereção do pêlo; VASOS SANGUÍNEOS: responsáveis pelo fornecimento de substâncias essenciais para o crescimento capilar.
QUERATINA
A queratina é uma proteína que tem a função de envolver o fio com uma película, tornando-o mais resistente e com mais elasticidade. Além disso, fortifica, hidrata, reestrutura e dá brilho aos cabelos.
CICLO DE CRESCIMENTO
O crescimento do cabelo é cíclico, isto é, os cabelos não crescem continuamente, mas ocorre um crescimento em três fases distintas: ANÁGENA é a fase ativa de crescimento; CATÁGENA é uma fase relativamente curta do ciclo natural do cabelo durante as quais os cabelos começam a quebrar; TELÓGENO é a fase de repouso. (OBS: Os pêlos nascem e se desenvolvem nos folículos pilosos durante o primeiro trimestre de vida intrauterina)
PIGMENTAÇÃO
O pigmento melânico (melanina) dá origem a cor do cabelo, situados no bulbo piloso, e a melanina é incorporada ao córtex. Também é um pigmento foto protetor que tem importância decisiva no mecanismo de absorção e reflexão da luz solar.
TIPOS DE PÊLOS
LONGOS: Cobrem o corpo do bebê ainda no útero; VELOS: Pequenos, finos, macios, de crescimento limitado (são menores que 1 cm) e se localizam nas regiões limpas da pele; PÊLOS CERDOSOS: Pêlos mais ou menos ásperos se localizam em regiões específicas como condutores auditivos, vestíbulos do nariz, sobrancelhas e órgãos genitais; PÊLOS COMPRIDOS: Pêlos com capacidade de crescimento, se encontram numa só região do nosso corpo: no couro cabeludo (são os cabelos).
ALTERAÇÕES CAPILARES
TRICOSES: São alterações da forma, cor e número dos pêlos e cabelos; HIPOTRICOSE: é a diminuição de pêlos, a HIPERTRICOSE consiste no aumento do número, espessura e cor dos pelos; ALOPECIA: é a redução do número de cabelos e pêlo; CANICIE: é o embranquecimento cabelos e pêlos, podendo ser precoce ou senil; POLIOSE: é o termo dado às áreas ou faixas circunscritas de cabelos brancos ou mais loiros; ALBINISMO: os cabelos apresentam-se inteiramente desprovidos de pigmento, sendo finos e de cor clara.
...