O Sistema Endócrino
Por: GleisianeBoscato • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.215 Palavras (9 Páginas) • 1.389 Visualizações
FACULDADE ANHAGUERA DE TABOÃO DA SERRA
CURSO DE ENFERMAGEM
SISTEMA ENDÓCRINO
TABOÃO DA SERRA
2014
FACULDADE ANHAGUERA DE TABOÃO DA SERRA
CURSO DE ENFERMAGEM
SISTEMA ENDÓCRINO
Professora° Ingrid Croaro
Gleisiane da Silva Boscato RA: 6662433234
Mariana Ribeiro Medeiro RA: 6834491526
Sabrina da Silva Gomes RA: 6814007146
TABOÃO DA SERRA
2014
FACULDADE ANHAGUERA DE TABOÃO DA SERRA
CURSO DE ENFERMAGEM
SISTEMA ENDÓCRINO
Trabalho apresentado a disciplina de fisiologia como metódo parcial de avaliação para obtenção da aprovação para disciplina. Professora MSC Ingrid Croaro.
TABOÃO DA SERRA
2014
OBJETIVO
Avaliar parâmetros glicêmicos, comparar a concentração de glicose no sangue e ação do sistema endócrino.
RESUMO
As glândulas endócrinas produzem hormônios e descarregam esse material diretamente na circulação sanguínea. As glândulas mistas realizam duas funções, tanto a produção de hormônios como as endócrinas, quanto à liberação de produtos para fora do corpo ou mesmo para o tubo digestivo. Logo, o sistema endócrino é composto pelas glândulas endócrinas e mistas. Os principais órgãos desse sistema são: Pâncreas – glândula mista que lança o suco pancreático no intestino e também produz a insulina e o glucagon.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------- 06
1.1 METODOLOGIA ------------------------------------------------------------------------------ 07
2. DESENVOLVIMENTO ------------------------------------------------------------------------ 08
2.1 EXPERIMENTO ------------------------------------------------------------------------------- 11
2.2 GRÁFICO ---------------------------------------------------------------------------------------- 12
2.3 QUESTIONÁRIO ------------------------------------------------------------------------------- 13
3. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------------------- 15
3.1 REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------------- 16
1. INTRODUÇÃO
Todas as funções e atividades do nosso corpo são coordenadas e integradas pelo sistema nervoso e pelo sistema endócrino. O sistema endócrino é composto de várias glândulas que se situam em diferentes pontos do nosso corpo. Glândulas são estruturas que produzem substâncias que tem determinada função em nosso corpo.
Este trabalho tem o intuito de verificar a reação do sistema endócrino no nosso organismo suas principais funções, e como o mesmo atua no corpo humano. Onde na teoria o sistema endócrino é o único sistema anatômico do corpo que não esta estruturalmente ligada, os órgãos desse sistema trabalham isolados uns dos outros e estão espalhados pelo corpo. As glândulas endócrinas juntamente com o sistema nervoso coordenam atividades sincronizadas entre os sistemas do corpo dentre eles: sistema digestório, circulatório e respiratório.
Por isso, este sistema está envolvido com o controle das funções metabólicas corporais controlando a velocidade das reações químicas nas células de substancias através das membranas celulares e outros aspectos do metabolismo celular como o crescimento e a secreção.
Na aula de fisiologia podemos observar na pratica o comportamento do nosso corpo em jejum, fazendo um experimento de curva glicêmica, para compararmos a quantidade de glicose no sangue conforme o tempo fosse passando, vejam os resultados a seguir.
- METODOLOGIA
Foi feito estudo de campo onde pegamos uma jovem em jejum, analisamos os parâmetros da anamnese, onde a mesma estava de jejum por 6 horas e realizamos um comparativo com os níveis de glicose no sangue conforme fosse ingerida a solução adocicada. O estudo de campo foi realizado na faculdade Anhanguera de Taboão da Serra, na sala de laboratório de fisiologia. E por fim para dar embasamento a estes fatos junto com uma equipe de três pessoas foi pesquisado sobre o sistema endócrino em artigos bibliográficos, livros da matéria de fisiologia e na internet no Google acadêmico.
2. DESENVOLVIMENTO
SISTEMA ENDÓCRINO
O Sistema Endócrino é o conjunto de glândulas responsáveis pela produção dos hormônios que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegar aos órgãos-alvo sobre os quais atuam. Junto com o sistema nervoso, o sistema endócrino coordena todas as funções do nosso corpo. O hipotálamo grupo de células nervosas localizadas na base do encéfalo faz a integração entre esses dois sistemas.
Glândulas do Sistema Endócrino
As glândulas endócrinas estão localizadas em diferentes partes do corpo: hipófise (2), tireoide e paratireoide (3), timo (4), suprarrenais (5), pâncreas (6) e as glândulas sexuais (7 e 8).
[pic 1]
Hipófise
A hipófise está localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. Produz diversos hormônios, entre eles, o hormônio do crescimento. É considerada a glândula mestre do nosso corpo, pois estimula o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais. O excesso da produção desse hormônio causa o gigantismo (crescimento exagerado) e a falta provoca o nanismo. Outro hormônio produzido pela hipófise é o antidiurético (ADH), substância que permite ao corpo economizar água na excreção (formação da urina).
...