TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tecido Conjuntivo Sanguíneo

Por:   •  25/8/2015  •  Resenha  •  1.767 Palavras (8 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 8

         Tecido Conjuntivo Sanguíneo

O tecido conjuntivo sanguíneo é formado por duas partes: Primeiro a parte sólida formada pelas células sanguíneas, onde podemos encontrar os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e as plaquetas. A segunda parte é a líquida onde essas células estão dispersas, chamado de plasma.

O plasma representa a matriz extracelular do tecido sanguíneo e é formado por água, sais minerais e substâncias orgânicas. Um adulto possui cerca de 5 a 6 litros de sangue o que corresponde a 11% de seu peso. Quando centrifugado, o sangue previamente tratado com anticoagulante (ex.: EDTA) apresenta uma visível segregação de seus componentes. A camada inferior, de coloração vermelho escuro, corresponde ao hematócrito que, por ser constituído pelas células vermelhas do sangue, é analisado através de uma escala sendo o resultado um importante indicativo da ocorrência de anemia. Os eritrócitos correspondem a cerca de 45% a 55% por cento do volume sanguíneo. A camada intermediária é a leucoplaquetária, sendo esta a mais delgada corresponde a 1 % do volume sanguíneo. Por fim, a camada transparente superior, com 55% a 60% do volume sanguíneo, corresponde ao plasma. Diferentemente dos outros tecidos orgânicos, além da centrifugação, o esfregaço de uma gota de sangue sobre uma lâmina, devidamente fixado e corado, constitui um importante método de estudo deste tecido. O sangue participa das trocas gasosas com o ambiente, constitui veículo para diversas substâncias (ex.: hormônios), participa da termorregulação, defesa imunológica e por ter consistência fluida, circula por todo o corpo promovendo a homeostásia.

[pic 1]  [pic 2]

                   

 

                    Sistema Linfático

O Sistema linfático é um conjunto formado pela linfa, vasos linfáticos e órgãos como linfonoides, baço, timo e as tonsilas.

A linfa é um líquido que flui lentamente em nosso corpo, através dos vasos linfáticos.

O sistema linfático é um componente para o sistema imuno,pois colabora com glóbulos brancos, para a proteção contra bactérias e vírus.

Três  funções inter relacionadas, renovação dos fluidos em excessos dos tecidos corporais, absorção de ácidos graxos, transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório, produção de célula imune, com linfócitos, monócitos e plasmócitos.

Os vasos linfáticos tem função de drenar o excesso do líquido que sai do sangue e banha as células. Esse excesso de líquido circula nos vasos linfáticos e devolvido ao sangue, é chamado de linfa.

Os vasos linfático possuem válvulas que impedem que o refluxo da linfa. A linfa regressa à corrente sanguínea através das veias cavas superiores: direita no casos da linfa proveniente do quadrante superior direito do corpo e esquerda das restantes zonas do corpo através do canal torácico.

Linfonodos (gânglios linfáticos): Chamados de nódulos linfáticos, os linfonodos são pequenos órgãos (com até 2 cm) presentes no pescoço, no tórax, no abdômen, na axila e na virilha. Formados por tecido linfoide e distribuídos pelo corpo, os linfonodos são responsáveis por filtrarem a linfa antes dela retornar ao sangue, além de atuarem na defesa do organismo, impedindo a permanência de partículas estranhas no corpo.

Linfa: a linfa é um líquido transparente e alcalino semelhante ao sangue, que circula pelos vasos linfáticos, todavia não possui hemácias e, por isso, apresenta um aspecto esbranquiçado e leitoso. Responsável pela eliminação das impurezas, a linfa é produzida pelo intestino delgado e fígado, sendo

transportada pelos vasos linfáticos num único sentido (unidirecional), filtrada pelos linfonodos e lançada no sangue.

Vasos Linfáticos: Os vasos linfáticos são canais, distribuídos pelo organismo, os quais possuem válvulas que transportam a linfa na corrente sanguínea num único sentido, impedindo assim o refluxo. Atuam no sistema de defesa do organismo visto que retiram células mortas do organismo e transportam os linfócitos  (glóbulos brancos) que combatem as infecções no organismo.

[pic 3]Baço: Maior dos órgão linfáticos, o baço é um órgão  ovalado , localizado abaixo do diafragma e atrás do estômago. Ele é responsável pela defesa do organismo, na medida em que suas funções são: produção de anticorpos (linfócitos T e B) e hemácias (hematopoiese), armazenamento de sangue e liberação de hormônios.

Timo: órgão localizado na cavidade torácica, próximo do coração. Além de produzir as substâncias como a timosina e a timina, o timo produz anticorpos (linfócito T), atuando, dessa maneira, na defesa do organismo. Curioso notar que o timo é um órgão que ao longo da vida diminui de tamanho.

Tonsilas Palatinas: Popularmente, esses dois órgãos localizados na garganta, são conhecidos como amídalas ou amígdalas palatinas responsáveis pela seleção dos microrganismos que penetram no corpo, principalmente pela boca. Nesse caso, auxiliam no processo de defesa do organismo visto que produzem linfócitos.

[pic 4]Uma outra função do tecido linfático é a realização de respostas imunes, ele impede que a linfa lance microorganismos na corrente sanguínea através da retenção e destruição destes dentro de seus linfonodos.

 

 O que são os linfonodos, uma forma bem simples é pensarmos neles como filtros, uma vez que a linfa passa por vários deles antes de chegar à corrente sanguínea, e, como já vimos acima, neles ficam retidos os agentes causadores de doenças até sua eliminação.

 

É importante saber que os capilares sanguíneos e os capilares linfáticos possuem funções bem diferentes, pois no caso dos primeiros, há a entrada e saída de substâncias, já no segundo, ocorre apenas a entrada destas. 

 

O capilar linfático não realiza trocas, ele somente coleta o líquido com o que tiver nele, as trocas são realizadas pelo sangue. É o sangue que faz o transporte de nutrientes e remoção de toxinas, ou seja, é pelo sangue que são realizadas as trocas necessárias ao equilíbrio do organismo.

 

Em suma, o sistema linfático atua na manutenção da saúde de nosso organismo através da remoção de agentes como: bactérias, fungos, vírus (estes penetram na corrente sanguínea), células mortas, glóbulos vermelhos que saíram da corrente sanguínea e metástases (células sanguíneas que se soltam do tumor)

Sistema Imunológico

O sistema imunológico é muito eficaz no combate a organismos invasores, detectando uma imensa variedade de agentes, desde os vírus aos parasitas, e também no combate a agentes nocivos, como substâncias tóxicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (278.8 Kb)   docx (211.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com