O Trabalho de Anatomia Fígado e Pâncreas
Por: Leandro Coelho • 9/8/2021 • Resenha • 704 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
ITENS – INSTITUTO TÉCNICO DE ENFERMAGEM E SAÚDE
TÉCNICO DE ENFERMAGEM
Sistema Endócrino
Autores:
Guilherme Moraes
Leandro Coelho Ferreira
Mariana Novaes
MARICÁ
14/12/2019Autores:
Guilherme Moraes
Leandro Coelho Ferreira
Mariana Novaes
Turma-1021
Sistema Endócrino
Fígado e Pâncreas
Trabalho apresentado à disciplina de Anatomia como requisito parcial para aprovação na disciplina.
MARICÁ
14/12/2019
INTRODUÇÃO
O sistema endócrino é constituído pelas glândulas endócrinas, assim chamadas por lançarem, diretamente no sangue, os hormônios que produzem; o que as difere das glândulas exócrinas, que lançam suas secreções para fora do corpo.
O fígado é o pâncreas, são os órgãos mais importantes do sistema endócrino, o fígado ele tem a função de metabolizar e armazenar nutrientes, que só ficam prontos para serem absorvidos e utilizados pelo organismo após passarem por ele, enquanto o pâncreas, é responsável pela produção de hormônios (insulina, somatostatina e glucagon...) e enzimas digestivas (suco pancreático), Por eles apresentarem uma dupla função, são considerados órgãos do sistema endócrino e digestório.
OBJETIVO
Saber a Importância dos órgãos fígado e pâncreas no sistema endócrino pela sua função de produzir hormônios e seus efeitos no Corpo Humano.
METODOLOGIA
1 - Fígado
O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano.
O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em ureia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.
Além de todas as funções já citadas no parágrafo anterior, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre.
O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc.
As principais doenças que acometem o fígado são as Hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses etc. Que realizam intervenções diagnósticas ou terapêuticas.
2 – Pâncreas
O pâncreas é uma glândula com funções endócrina e exócrina, o pâncreas é constituído por células chamadas de ilhotas de Langerhans, nas quais encontramos dois tipos
...