Resumo Filme Contagio
Por: Jeyson Felix • 30/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 414 Palavras (2 Páginas) • 434 Visualizações
Resumo filme Contagio
Contágio é um filme, mas também um grande comercial que promove agências nacionais e internacionais específicas, incentivando comportamentos específicos do público. O enredo do filme parece seguir o grande susto do H1N1 de 2009, que deixou muitos cidadãos em dúvidas sobre o risco real do vírus. Na verdade, depois de meses de notícias aterrorizantes, coroado por uma campanha de vacinação em massa, uma parcela importante da população concluiu que o susto H1N1 foi grosseiramente exagerado e pensaram que uma vacina era desnecessária. Na sequência desta "crise", a Organização das Nações Unidas Mundial de Saúde (conhecida como a OMS) foi duramente criticada e até acusada de conluio com a Big Pharma para vender vacinas. Os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) também teve a sua credibilidade manchada quando investigações revelaram que a agência enganou o público sobre o número de casos reais de H1N1, como resultado, essas duas agências precisavam de um golpe de relações públicas bom para restaurar a sua credibilidade e para ganhar credibilidade do público novamente. Aí é onde que entra "Contágio".
Nada no filme parece mostrar que este é uma obra de ficção. Muito pelo contrário, tudo em "Contágio" é feito para ser o mais realista possível, utilizando-se de verdadeiros locais e agências governamentais, para tornar a história tão plausível - e tão assustadora para as massas - quanto possível. Como o slogan do filme diz: "Nada se espalha como medo”.
A manipulação da informação, para arrebatar seguidores e se aproveitar da paranóia coletiva. A mídia, aliás, tem um papel fundamental em Contágio. A internet é retratada como uma fonte de boatos com o intuito de elevar a histeria de um povo, com duas frases em momentos cruciais do filme que retratam isso: (“Blogar, é grafitar com pontuação” e “Você acredita no que vê na Internet? ”). Em uma época onde as redes sociais permitem a livre expressão com alcance, a mídia torna-se um elemento primordial para a manutenção da ordem ou a construção do caos em uma sociedade a beira de uma epidemia letal.
Contágio é um filme assustador e realista, que reflete sobre os impactos de uma possível epidemia letal, como a gripe espanhola, em uma sociedade contemporânea e ainda debate sobre o papel da mídia que lucrou imensamente em termos de audiência e publicidade ao empurrar matérias sensacionalistas, dando uma dimensão muito maior ao caso do H1N1 (gripe suína).
...