Resumo - Filme O Físico
Por: Geyce Anne Lima • 13/4/2020 • Trabalho acadêmico • 862 Palavras (4 Páginas) • 2.891 Visualizações
FACULDADE LS EDUCACIONAL
GESTÃO HOSPITALAR
RESUMO DO FILME “O FÍSICO”
O filme se passa na Idade Média, mais precisamente no sec. XI, onde pouco se conhecia sobre o corpo humano. As técnicas de medicina eram baseadas no achismo e com muitas dúvidas acerca das doenças existentes. A religião era muito influente no que se refere aos julgamentos a respeito da tentativa de cura das mazelas do corpo humano. As doenças, muitas vezes eram consideradas um castigo divino.
E foi nesse cenário, em que o personagem principal, Rob Cole, ainda na infância, vivendo na Inglaterra com sua família, descobriu o seu dom de prever quando alguém iria morrer da pior forma possível: Viu sua mãe morrer da então desconhecida “doença do lado”. E mesmo tentando buscar ajuda, nada poderia ser feito. Foi obrigado pela Igreja a se separar dos seus irmãos mais novos e mesmo com as grandes perdas, começou ali, a buscar insistentemente o caminho para o seu dom no estudo da medicina.
Passou a viver com o barbeiro – profissão da época, que além de cortes de cabelo e barbas, era o responsável por todos os procedimentos, cuidados e de certo modo, cura de algumas doenças, enfermidades, ferimentos, pequenas e rudimentares cirurgias e etc. Adquiriu conhecimento e praticou todas as técnicas nesses procedimentos. Mas foi após o seu mentor envelhecer e ficar cego, que Cole conheceu um barbeiro mais experiente, e que fez uma cirurgia nos seus olhos e ele voltou a enxergar. Assim, Cole descobriu que existiam estudos um pouco mais avançado sobre a medicina e resolveu atravessar meio mundo até a Pérsia para conhecer e estudar medicina com o mestre Ibn Sina.
Essa jornada foi longa e extremamente difícil. Cole teve que atravessar o deserto. E principalmente pelo choque cultural e religioso, foi obrigado a usar uma identidade falsa de um estudante Judeu. E como prova dessa identidade, fez sua própria circuncisão – procedimento de remoção do prepúcio peniano como prova de ligação entre Deus e Abraão adotado como rito de inserção do povo judaico.
Em todo caso, mesmo passando por tantas adversidades, superando perigos e desafios, ao chegar ao hospital, Cole foi expulso e agredido por não apresentar cartas de referências ou dinheiro para custear seus estudos. Porém, essa não era a filosofia do mestre Ibn Sina. Após encontrar Cole machucado e conhecer sua história de superação e determinação para chegar de tão longe para estudar a medicina, ele lhe inseriu no grupo de estudos.
Foi ai que, depois muitos estudos e aprimoramento de seus conhecimentos empíricos, que Cole ajudou o mestre Ibn Sina a tratar e, após uma análise e observação dos casos e corpos mortos no contagio, identificou que a tal doença era transmitida através de pulgas e dessa forma foi possível erradicar a epidemia de Peste Negra que havia atingido a população do reino que habitava.
Nessa época, a religião era totalmente contra os estudos científicos. Acreditava-se que todas as mazelas do corpo humano era proveniente dos seus pecados. Técnicas de estudos do corpo humano, como por exemplo a necropsia, era abominada e passível de pena de morte pelos líderes religiosos. E mesmo com essa tão polêmica e perigosa relação entre religião e ciência, Cole não desistiu do seu dom e após cuidar de um paciente, no qual declarou que não se importava ou preocupava com o que aconteceria com o seu corpo pós morte, Cole, com todo respeito ao seu nobre amigo, aproveitou a oportunidade e começou a realizar os procedimentos de necropsia com o intuito de conhecer, estudar, e se aprofundar nos mistérios internos do corpo humano. Foi ai que se teve contato pela primeira vez com os órgãos humano e se passou a entender um pouco melhor o seu funcionamento. Cole descobriu assim, que a inflamação do apêndice - um pequeno órgão linfático parecido com o dedo de uma luva localizado na primeira porção do intestino grosso era de fato a tão temida “doença do lado” que levou a vida de sua mãe.
...