Resumo do filme " O Impossível"
Por: 121190 • 19/4/2015 • Resenha • 432 Palavras (2 Páginas) • 45.633 Visualizações
Primeiros Socorros
Jéssicka Maria Dourado Ferreira
RA: 1580118231
O Impossível
Anhanguera Educacional
2015
Farmácia
O Impossível
Trata-se de uma família que viajou para a Tailândia durante as férias e presenciou um tsunami, fenômeno natural devastador, que aconteceu no país em 2004.
O resgate é um componente vital para salvar a vítima, devendo ser imediato e apropriado, nunca gerando situações de risco para ambos, a avaliação, o resgate e os cuidados que são fornecidos no filme são em maioria extremamente errados desde o atendimento pré - hospitalar até mesmo dentro do hospital.
Ao ser arrastada pelas águas, entre carros, árvores, postes, pedaços de construções, cadáveres, etc, a principal vítima da história faz uma perfuração no tórax e uma lesão com perda de substância cutânea no MID, onde se inicia o quadro clínico, uma grande perda sanguínea que resulta em um choque hipovolêmico, choque séptico, causado por bactérias que penetram em sua corrente sanguínea e um provável hemotórax, temos uma cena mais a frente, que mostra uma tosse com presença de coágulos de sangue saindo pela boca (perfuração no pulmão?). Sua principal preocupação era com a cor de sua perna, pois seu maior medo era a necrose tecidual.
A assistência prestada à vítima inicia-se pela ajuda de moradores da região, sem levar em conta o quadro, os ferimentos e a dor, a mesma é arrastada no meio dos destroços brutalmente até uma vila. De onde é levada em transporte inadequado para um hospital em que tudo está um caos, pois a região não tem lugar nem espaço para tantos feridos, nem mesmo os profissionais de saúde sabem como lidar com tamanha tragédia, deixando de lado práticas e códigos de saúde. Como uma cena, por exemplo, ao chegar ao hospital, à vítima é levada a uma sala, onde é atendida por um médico, que aparentemente administra uma vacina, o mesmo faz contaminação do material, e o administra, atos que mesmo diante do ocorrido, não se justificam.
Vítimas em todos os estágios, com fraturas, hemorragias, infecções e traumas, espalhadas e tumultuadas pelos corredores, sem espaço entre os leitos, quantidade de materiais insuficientes, abrigando pessoas de todas as idades juntas, identificações erradas, todo o ambiente sem suporte e condições básicas de higiene.
Também mostra o Centro Cirúrgico com condições inadequadas, materiais cirúrgicos precários, mistura de materiais estéreis, limpos e contaminados em um mesmo ambiente.
Um atendimento mal feito pode levar danos irreversíveis a vitima e até mesmo a morte. Portanto, também é importante que os primeiros socorros não substituam a assistência médica, porém, ambas devem ser realizadas dentro dos procedimentos adequados.
...