Sistema tegumentar
Por: leandro almeida • 29/10/2015 • Dissertação • 457 Palavras (2 Páginas) • 661 Visualizações
Nome: Leandro Soares de Almeida
RGM: 273205
Turma: Manhã
Trabalho de Citologia Histologia e Embriologia
Epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme é a camada mais externa e fica em contato com o meio ambiente e por isso tem também como função proteger o organismo contra agentes externos.
A superfície cutânea é capaz de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos. Na epiderme não existem vasos sanguíneos. Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
É um epitélio multi estratificado, formado por várias camadas ( estratos de células achatadas) epitélio pavimentoso, justapostas.
A camada de células mais interna denominado epitélio germinativo, é constituída por células que se multiplicam continuamente, dessa maneira as novas células geradas empurram as mais velhas para cima em direção a superfície do corpo. Quando envelhecem criam uma proteína chamada queratina. As células morrem quando ficam repletas de queratina e formam uma película impermeável.
Derme: É formada por tecido conjuntivo, que ao contrario do tecido epitelial é ricamente vascularizado, as glândulas sudoríparas, sebáceas, terminações nervosas e folículos pilosos estão presente na derme.
Hipoderme: Composta por células gordurosas, responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos.
Em regiões de superfície cutânea existem terminações nervosas que são capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.
Anexos da pele:
Receptor de Ruffini: São receptores térmicos de calor.
Receptores que se encontram na pele com pelo ou sem:
Corpúsculos de Paccim: Captam estímulos vibráteis e táteis.
Discos de Merkel: Sensibilidade tátil e pressão.
Terminações nervosas livres: Sensíveis aos estímulos mecânicos, térmicos e especialmente dolorosos.
Na pele sem pelo:
Corpúsculos de Meisser: táteis.
Bulbos terminais de Krause: receptores térmicos de frio.
Glândulas anexas: sudoríparas e sebáceas encontram-se na derme, o suor é drenado pelas glândulas sudoríparas.
A sebácea secreção gordurosa que lubrifica a epiderme e os pelos.
Unhas: Placas de células queratinizadas, função é proteção da superficie dorsal das falanges terminais dos dedos.
Pêlos: Estruturas delgadas queratinizadas, função é proteção de luz solar, diminuir as fricções nas axilas e partes intimas.
...