Trabalho de farmacologia
Por: sadrinhalemes • 6/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.132 Palavras (5 Páginas) • 657 Visualizações
Universidade Anhanguera de São Paulo – Unian
Graduação:Enfermagem
Veronica Aparecida Graças
Fatores relacionados a farmacocinética
Santo André
2015
Verônica Graça RA: 7093577689
Oa fatores relacionados a farmacocinética
Trabalho ATPS-Farmacologia
Apresentado à Prof.Júlo Cesar
Do curso de Bacharelado
Em enfermagem 4º e 5º sem.na Unian
Santo André
2015
Os fatores relacionados a farmacocinética no adulto.
O sucesso de um tratamento farmacológico depende de vários fatores relacionados aos indices farmacocinéticos do adulto, envolvendo o processo de absorção, distribuição, metabolização e excreção.Além da ação farmacológica conhecida nos variados tipos de tecidos.
Os mecanismos por onde o fármaco percorre as membranas e as propriedades das moléculas dependendo de cada organismo humano elas sofrem influencias a cada tipo de transferencia e a sua disposição do farmaco no adulto.
A extrapolação de doses de medicamento utilizado no adulto precisa- se levar em consideração a questão do peso, área da superficie corporal onde foi aplicada.Em adultos as dosagens terapeuticas de ser aplicada em dosagem maior para uma melhor absorção.
Temos que levar em consideração o estado de hidratação do adulto pois isto facilita para que o farmaco seja melhor absorvido, metabolizado, distribuido e excretado.
Os fatores relacionados a meia vida
A eliminação na meia – vida vai depender do volume distribuido e da depuração do fármaco.Visto que efeitos de um medicamento com meia – vida podem durar por vários dias considerando vários fatores como fisiológico e patológico.
A concentração do fármaco vai metabolizar e excretar por um tempo reduzido, durante esse processo ele será capacitado para atuar no órgão alvo.Sua eliminação é definida e vai depender do tempo de durabilidade e concentração do fármaco.No entanto a falencia de um órgão vai ser um fator critico contribuindo para um esquema de distribuição.
No entanto a falencia de um órgão vai ser um fator critico contribuindo para um esquema posoólogico mais apropriado.
Sendo então a função hepática será alterada em função das enzimas e diminuição na excreção biliar .
A insuficiência renal também é um fator que contribui no mento de excreção dos fármcos devido a redução da filtração e secreção de fármaco nos túbulos renais, podem levar a uma redução na capacidade e inativação ou eliminação de um fármco, aumentando assim sua meia -vida.Sendo que a taxa de eliminação de um fármaco influenciara na meia -vida , vai depender na frequencia e doses necessárias, para manter os niveis plasmáticos e terapeuticos.
Os fatores relacionados a idade e sexo
Os fármacos vão depender do metabolismo entre o individuo com resultados e diferenças na idade e no sexo.O fármaco é reduzido tanto para um idoso quanto para uma criança,pois no recém –nascido vão amdurecer enzimas gradualmente.O metabólico pode afetar a concentração tóxicas e ocasionar até mesmo um colapso circulatório, resultando uma palidez ou cianose.
Estudos relatam que as evidências no metabolismo de fármacos entre homens e mulheres .Embora não estejam bem elucidados e dados obtidos em laboratórios relatam a diminuição na oxidação do etanol,estrogenios benzodiazepinicos e salicilatos nas mulheres em comparação aos homens que podem estar relacionados aos níveis de hormônios.
Crianças e Idosos
O principal fator para a idade afetar uma ação de um fármaco é a sua eliminação do organismo,pois a mesma é, geralmente menos eficiente em recém- nascido e em pessoas idosas, de modo que o fármaco produza um efeito maior e mais prolongado nos extremos da vida.
Os fatores fisiológicos como corporal e gordura e problemas cardiovasculares afetados também influenciam no efeito do fármaco.
Criança
A absorção de drogas em crianças e adolescente segue os mesmos princípios gerais de adultos.A formação de gliavionídeo alcança os valores do adulto através do peso entre o terceiro e o quarto ano de vida.
O metabolismo hepatico sofre alterações de acordo com a idade da criança, na biotransformação do fármaco (fase I e II) sofrem mudanças especificas.Em resumo,depois das primeiras semanas de vida,a capacidade de metabolizar a droga aumenta mais rápido e criancas jovem podem requerer uma dose mais alta devido ao peso.
A distribuição do fármaco são em espeços fisiológicos é dependente de idade e composição corpórea.
Na criança a quantidade total de agua esta em torno de 60% do peso corporal, a água extracelular é de 27% e a intracelular 35%. Como alguns fármacos se distribuem através do espeço extracelular, o volume deste compartimento pode ser útil para determinar a concentração do fármaco no seu sitio ativo.
...