A Assistência Farmacêutica e Sistemas de Saúde 2020/1
Por: yanbbear • 13/9/2020 • Trabalho acadêmico • 489 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA[pic 1]
FACULDADE DE CEILÂNDIA – FCE
Assistência Farmacêutica e Sistemas de Saúde 2020/1
Nome: Yan
Matrícula:
Curso: Farmácia
Atividade assíncrona 4 - Mapa mental
1) Determinantes e condicionantes de saúde;
O profissional farmacêutico está diretamente ligado ao direito à saúde de toda população brasileira, ele faz parte do grupo de profissionais da saúde que podem atuar em todos os níveis da assistência do SUS. Além disso, o farmacêutico pode atuar em diversos determinantes de saúde como na alimentação (garantia de qualidade e segurança dos alimentos), na educação e na assistência em espaços de saúde. Identificar e divulgar os fatores determinantes para os usuários.
2) Vigilância em saúde:
O farmacêutico pode atuar diretamente nos órgãos reguladores e fiscalizadores que tem como objetivo eliminar riscos, prevenir à saúde e intervir nos problemas tanto em espaços públicos e privados. Garantir a biossegurança dos serviços que podem causar algum dano a saúde da população.
3) Gestão (Direção)
Esse profissional também pode atuar na gestão em qualquer esfera (união, Estados e Municípios). Podendo gerir Unidades Básicas De Saúde, Hospitais, Farmácias e outros espaços de saúde de maneira ampla ou específica da área farmacêutica.
4) Princípios e Diretrizes;
Como qualquer outro profissional da saúde, atuante em centros de saúde públicos ou privados, devem seguir fielmente os princípios e diretrizes para oferecer aos usuários uma assistência equânime e integral. Os princípios doutrinários do SUS (universalidade, equidade e integralidade) são basilares para que haja uma assistência humanizada e resolutiva em qualquer nível da atenção. Não atuar dentro desses princípios e diretrizes do SUS é considerado ilegítimo e a antiético, já que a normativa foi pensada para abarcar a definição de saúde da OMS. Dessa forma, o farmacêutico deve desenvolver o seu trabalho dentro dessa normativa.
5) Epidemiologia;
A epidemiologia que estuda as causalidades de doenças, agravos e todos os determinantes que afetam os níveis de qualidade de saúde das populações tem um papel indispensável na hora de propor intervenções, recomendações e novas diretrizes com base em evidencias científicas dentro do sistema. A farmacoepidemiologia é imprescindível para a manutenção da saúde da população. Esta carreira é bastante atuante dentro do SUS, fazendo-se assim uma área de atuação importante para o farmacêutico.
6) Programas e políticas;
O farmacêutico está apto a pensar em políticas públicas e programas voltas para a área da saúde com o intuito de promover equidade e integralidade para os usuários do sistema tanto na área farmacêutica quanto na promoção da saúde de um modo mais amplo.
7) Política de RH;
Chefia, direção e assessoramento.
8) Financiamento do SUS, Orçamento e Planejamento.
O farmacêutico pode atuar na organização e execução de compras de insumos para o sistema, podendo assim pensar um financiamento mais adequado que atenda as necessidades reais daquele local e fazer uma melhor utilização dos recursos recebidos. Outro ponto bastante relevante é a presença/participação desse profissional nos conselhos nacionais, estaduais e municipais de saúde para a participação da criação dos planos anuais de saúde.
...